quarta-feira, 26 de setembro de 2012

DIAS OBRIGATÓRIOS DA ORDEM DEMOLAY

Quando somos perguntados sobre qual a razão da existência da Ordem DeMolay sempre usamos como resposta os temas recorrentes: filantropia, aprendizado, liderança, patriotismo, cidadania, entre outros. 
Mas como isso é colocado em prática?
Cada Capítulo DeMolay, juntamente com o Conselho Consultivo, tem suas formas particulares de agir, mas são norteados pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay, que é uma obediência nacional e tem em seu regulamento, entre as observâncias obrigatórias, o cumprimento às seguintes datas:
  1. Dia de Devoção. O domingo mais próximo de 18 de março. No dia de Devoção é dever dos membros de cada Capítulo DeMolay frequentar alguma igreja em grupo, na qual tenha sido preparada alguma cerimônia especial.
  2. Dia do Patriota. Um dia conveniente para o capítulo no mês de setembro. Nesse dia o Capítulo organizará uma reunião especial na qual os grandes acontecimentos patrióticos do país serão lembrados, de modo que a grande luz do patriotismo jamais se ofusque em nossa cidadania.
  3. Dia educacional. Um dia conveniente no mês de outubro. É dever da cada Capítulo organizar uma programação nesse mês para enaltecer o valor da educação e da escola pública, principal baluarte da liberdade.
  4. Dia DeMolay de Conforto. Próximo à época do Natal, é aconselhável a cada membro visitar os doentes ou idosos.
  5. Dia dos Pais e das Mães. Cerimônias públicas em homenagem a ambos.
  6. Dia do Meu Governo. Em dia conveniente de novembro deve-se organizar um programa de observância que exalte o governo do País.
  7. Dia em memória a Frank S. Land. No dia 08 de novembro deve-se organizar um programa em Honra ao fundador da Ordem e angariar fundos para a caridade Maçônica.
  8. Dia em Memória a Jacques DeMolay. 18 de março é o dia em honra da memória do Herói Mártir que dá o nome à nossa Ordem, sendo, a meu ver, a data mais importante do calendário DeMolay.
Isso é apenas um exemplo do que é exigido de cada Capítulo pelo SCODRFB, mas um verdadeiro DeMolay, aquele que absorveu o espírito das sete virtudes e ama esta Ordem, pratica não somente o que é exigido, vai muito além das obrigações, e por um simples mas valoroso motivo: o prazer de fazer o Bem.


Edison Teixeira 
Chanc.'. 
A.'.R.'.L.'.S.'.São José Nº14





Nenhum comentário:

Postar um comentário