segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DA HUMANIDADE


Texto enviado pelo Ir.'.Mário Paiva

Mesmo que a Maçonaria tenha por objetivo básico o fomento e desenvolvimento de atividade filantrópica e constitua uma escola de ética, moral e preservação da liberdade e igualdade, ela é uma instituição de característica política muito forte. É um erro admitir que ela seja apolítica...

Uma multidão anda desencantada com política. Julga os políticos causadores de todos os males, um câncer em nossa sociedade. Estão enojadas com a politicagem. A consideram vil e perniciosa. Opção de trabalho de indivíduos incompetentes, inescrupulosos, que se extasiam na busca ao poder por simples vaidade ou no interesse em fazer seu patrimônio crescer pela corrupção. Será que dentre todos os políticos profissionais não existe um único que vise governar de forma a resolver problemas? Serão todos os políticos desonestos? Incompetentes? Estultos? Tudo parece indicar que sim!
Nosso governo toma empréstimos vultosos de organismos internacionais para acabar com fome e miséria. Mas, estas chagas parecem não ter fim! Há décadas usam-se os mesmos jargões: acabar com a violência, a doença, a ignorância, a fome! Há quem pergunte: crianças devem passar fome para que se honrem dívidas? O mundo vive respondendo que sim! Países como o Brasil estão frequentemente contraindo e pagando dívidas! Milhões de crianças já deram, e dão, suas vidas como pagamento por dívidas, e outros milhões continuam pagando estas mesmas obrigações com corpos desnutridos e mentes deformadas. Para pagar estas dívidas criou-se um sistema moderno de escravos. Nossa floresta amazônica vem sendo destruída à razão de um campo de futebol por segundo, apenas porque insistimos em saldar dívidas com gado ou nossa produção agrícola. Existem locais onde sequer se dá tempo para explorar de forma coerente a madeira existente; incêndios devastam florestas imensas apenas para dar lugar a alguma indústria pecuária ou agrária. Adicionalmente, aumentam o efeito estufa!
Que é feito com o que deveria ser fonte de divisas para acabar com fome e miséria? O que é feito com o dinheiro arrecadado ás custas das vidas de crianças e cidadãos? É usado para desenvolver e comercializar mais e melhores armas de guerra. Países como o Brasil são os responsáveis pelas inúmeras guerras que ocorrem pelo mundo. E isto à custa das gerações que aqui vivem escravas cativas de um aviltante sistema de alienação e escravidão!
E porque nosso político não dá um basta? Existem inúmeros grandes e honestos pensadores políticos. Inclusive, maçons! É incompetência? O que lhes limita a atuação? É sua formação acadêmica. Todos os profissionais, em todas as áreas de atuação são treinados tendo por estribo uma base filosófica mecanicista, um método que visa quebrar um problema grande em componentes menores, para então tratar de entender e resolver cada componente em separado. Porém, ao tentar resolver um dos componentes perde-se a visão de conjunto, da interdependência dos componentes do problema. Não é possível tentar resolver em separado problemas globais. Pode-se consertar um componente, mas este vai quebrar de novo em seguida, apenas porque se ignorou os outros problemas conectados com ele. É necessário mudar tudo numa só vez, ao mesmo tempo; os ideais, as instituições e os valores. E nisto a maioria de nossos políticos são incompetentes - Indiferente da pessoa ou partido político que assuma o poder de comando. É a razão de suas soluções não se tornarem perenes. É o motivo de seu insucesso! É a causa de políticos serem execrados pelos eleitores!
Nossa formação cartesiana permite dissecar uma árvore, mas não nos habilita a entender sua natureza. Um pensador de sistemas olharia a árvore em suas trocas sazonais, entre árvore e terra, entre Terra e céu. Ele tem a capacidade de visualizar seu ciclo anual como uma imensa respiração que a Terra realiza com suas florestas, propiciando oxigênio, sopro de vida, unindo Terra ao céu e nós ao universo. Não a veria apenas em relação à vida de toda a floresta, mas como o habitat de pássaros, o lar de insetos. Ao observar uma árvore como um ente isolado, fica-se intrigado com os milhões de frutos que ela produz em vida, onde apenas uma ou duas frutas produzirão outras árvores semelhantes. Mas, se observarmos a árvore como membro de um sistema vivo maior, tal abundância de frutos fará sentido, pois centenas de animais e aves sobreviverão graças a ela. Isto é Interdependência! A árvore não sobrevive sozinha. Para tirar água do solo, precisa de fungos que crescem na raiz. O fungo precisa da raiz e a raiz precisa do fungo. Se um morrer, o outro morre também.
Há milhões de relações como esta no mundo, cada uma envolvendo uma interdependência. A teoria dos sistemas reconhece esta lei de relações como a essência de todas as coisas vivas. Só um desinformado chamaria tal noção de ingênua ou romântica, porque a dependência comum a todos já é um fato científico.
O que ocorre com o exemplo da árvore deveria ser parte da formação do político. A profissão de político não pode ser executada por aventureiros, por pessoas despreparadas. Além de profissional especializado, que sabe pensar, conquistar, manter e expandir o poder de forma legitima e com força, ele deve se formar no entendimento de sistemas interdependentes. De modo que, ao resolver o problema da habitação, resolva também educação, segurança, meio-ambiente, saúde, tráfego, distribuição da riqueza, tudo junto, tudo interdependente. Se assim o fizer, o resultado será positivo, gerador de bem estar e felicidade, que é em essência o verdadeiro objetivo da política.
Mesmo que a Maçonaria tenha por objetivo básico o fomento e desenvolvimento de atividade filantrópica e constitua uma escola de ética, moral e preservação da liberdade e igualdade, ela é uma instituição de característica política muito forte. É um erro admitir que ela seja apolítica. Por isto, é importante ao Maçom aprender a escolher seu representante político baseado não apenas por suas característica moral, ética e formação acadêmica, mas especialmente por sondar se em seu candidato existe noção de sistemas interdependentes. Esta constitui uma maneira de atuar no objetivo de realmente propiciar soluções duradouras aos problemas da humanidade.
Ao sermos iniciados como maçons tornam-se nossa responsabilidade servir como multiplicadores de idéias que levem o Brasil e o mundo a se tornar realmente independente de sistemas aviltantes que escravizam, esmagam e trituram o ser humano até só sobrar bagaço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário