sábado, 22 de setembro de 2012

CRONOLOGIA MAÇÔNICA - 7ª PARTE - DE1901 A 1950


1901
- O Supr.·. Cons.·. da Jurisdição Sul do USA outorga Carta Patente as seguintes Lojas da China : Yabgtzé Lodge of Perfection, em Shanghai; Capítulo Rosa-cruz, Cathy Council of Kadosh e Orient Consistory, em Shanghai, e Chung Te Consistory in Pequim (Peiping). Em Peiping se trabalhou até 1948, ano da dominação comunista.
Jan 02 - É iniciado Theodore Roosevelt, 26º Presidente de USA e pai de Franklin Delano Roosevelt, na Loja Matinecock Nº 806, Oyster Bay, New York.
Mai 24 - É iniciado Winston Churchill na Loja United Studholme Alliance Nº 1591. Esta Loja reunia-se no Café Royal de Londres.
Ago 14 - Sob a égide da Loja Acácia Paranaense é fundada em Curitiba, a Loja de Adoção Filhas da Acácia. Em outubro de 1902, ela já não mais existia.
1902
Fev 09 - É iniciado Harry S. Truman, na Loja Belton Nº 450.
Mar 18 - É exaltado Harry S. Truman.
Mar 23 - É exaltado Winston Churchill na Loja Rosemary Nº 2851.
Out 01 - O G.·.O.·.B.·. elimina de seus registros a Loja de Adoção "Filhas da Acácia" que havia sido fundada pela Loja "Acácia Paranaense". (Fonte: Kurt Proeber).
- O Papa Leão XIII lança a Bula Annus Igressi contra a maçonaria.
- No Congresso Internacional Maçônico de Genebra o delegado do G.·. O.·. da França pede que seja eliminado todo fanatismo de crença religiosa, mas o delegado da Austrália afirma que a maçonaria deve apoiar-se na rocha da crença em um Deus grande e eterno.
- Annie Besant, que tinha sido iniciada com 5 seguidoras na Loja feminina Le Droit Humain, de Paris, funda em Londres a Order of the Universal Co-Masonry in the British Federation.
1903
- É criado em Genebra o Escritório Internacional Maçônico.
Set 25 - O G.·. M.·. Quintino Bocaiúva (Brasil), através do decreto 242, suprime as Lojas de Adoção, que eram Lojas femininas "adotadas" por Lojas regulares. (Fonte: José Castellani)
Out 3 e 4 - 6 Lojas chilenas rebelam-se e criam um poder paralelo denominado G.·. L.·. Simbólica de Chile, sem maior transcendência.
Out 20 - Fundada a G.·. L.·. da Guatemala.
1904
- Congresso Internacional Maçônico celebrado em Bruxelas, Bélgica.
Set 22 - Fundado o G.·. O.·. de Amazonas (Brasil) que depois mudou para G L (veja 1927)
1905
- No Congresso Esperantista de Boulonge-sür-Mer é criada a Universala Framasona Ligo que teve como objetivo reunir todos os maçons que falassem o esperanto. Participou o G M português Magalhães Lima.
- Congresso Maçônico Hispano-português celebrado em Lisboa.
- O Supr.·. Cons.·. da França dirige as Oficinas do grau 4 ao 33 (compostas unicamente de irmãos da G.·. L.·.) e a G.·. L.·. tem sob sua jurisdição as Oficinas do grau 1 à 3. O Rito Escocês tem sua sede em Paris, à rue de Puteaux, 8. A G.·. L.·. da França conta atualmente com 233 Lojas e 8.500 adeptos, em confronto com 400 Lojas e 20.000 membros, mais ou menos, que pertencem ao G.·. O.·..
- Fundada a G.·. L.·. de Alberta (Canadá).
- Fundada a G.·. L.·. de Nuevo León (México).
- No Brasil existem 634 Lojas maçônicas e 27.912 maçons, incluindo todas as Potências. (Fonte : A Maçonaria no Brasil, Boaventura Kloppenburg).
1906
Fev 11 - A Encíclica Vehementer Nos, do Papa Pio X, indiretamente condena a maçonaria.
- Fundada a G.·. L.·. de Saskatchewan (Canadá).
1907
Jan 06 - O Papa Pio X, pela Encíclica Une fois Encore, dirigida à nação francesa, faz alusão genérica às "ímpias seitas" indiretamente condenando a maçonaria.
Fev 24 - A Constituição do G.·. O.·. do Brasil, promulgada pelo G.·. M.·. Lauro Sodré, antes que os partidos políticos se tornassem fonte de anarquia e desordens nas Lojas brasileiras, declara que a Maçonaria no campo político já realizou tudo quanto lhe era possível e, em conseqüência, ficam proibidos os assuntos políticos e religiosos nas Lojas. (Fonte: Nicola Aslan, Uma Radiografia da Maçonaria).
- É iniciado aos 21 anos René Guénon, escritor místico e maçônico francês. Pertenceu a Loja Thebah Nº 347, da G.·. L.·. Nacional da França. Freqüentou regularmente a Loja entre 1907 e 1918. Criticou fortemente à maçonaria Especulativa Moderna por graves desvios em relação as puras tradições dos Maçons Operativos nas reconhecia na Maçonaria uma rara oportunidade para o homem ocidental de realizar uma verdadeira iniciação espiritual. Em 1930 se converte a fé islâmica, muda para Cairo, onde falece em 1951.
Jun 10 - Inaugurado em Bruxelas, Bélgica, o 3º Congresso Internacional dos SSup.·. CCons.·. com representação de França, Suíça, Itália, Grécia, Portugal, Bélgica, Jurisdição Sul e Norte de USA, Canadá, Colón (Cuba), Centro América, México, Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e República Dominicana. Determina o reconhecimento de organismos regulares e irregulares.
Nov 27 - Fundada a G.·. L.·. de Nicarágua.
1908
Jun 08 - Sob a inspiração do G.·. M.·. Gerad Encause (Papus) com o Auxílio do G.·. M.·. Victor Blanchard se organiza em Paris um Congresso Espiritualista para reunir os representantes de distintas Tradições Iniciáticas, entre outras Ordem Martinista, Ordem Cabalística da Rosa Cruz e o Rito Maçônica de Misraim. (Federação Universal de Ordem e Sociedades Iniciáticas - FUDOSI). Hoje a FUDOSI não existe mais.
- Manifestação Maçônica Internacional celebrada em Basiléia.
- Violento cisma abala a maçonaria filosófica italiana, dirigida por protestantes. Acusam à maçonaria simbólica sob a jurisdição do G.·. O.·. d'Itália, da Via Giustiniano, de ateísta e anarquista, surgindo uma nova potência maçônica na Piazza de Gesú.
1909
Fev 10 - Fundada a G.·. L.·. de Oklahoma (USA).
Mar 18 - É iniciado Harry S. Truman, na Loja Belthon Nº 450, de Grandview, Missouri.
Mai 05 - Fundada a G.·. L.·. de Tamaulipas (México).
Jul 13 - O Sultão de Turquia Abdul-Hamid, acreditava ser a maçonaria um braço político da Inglaterra. Após a sua queda, na Revolução dos Jovens Turcos, foi possível fundar a G.·. L.·. e o Supr.·. Cons.·.. (Fonte : O Livro dos Dias - 1999)
1910
- A Loja Le Centre des Amis, sai do Rito Escocês Retificado, decide juntar-se ao G.·. O.·. da França, com a condição de conservar seu ritual, particularmente a invocação ao G.·.A.·.D.·.U.·.. Todas as garantias lhe são dadas por cláusulas hábeis; mas o G.·. O.·. não demora a contestá-las, de sorte que Le Centre des Amis deixa a obediência seguida pela Loja Inglesa Nº 204 de Bordeus.
1911
- Congresso Internacional Maçônico celebrado em Roma.
Ago 03 - Fundada em Panamá a primeira Loja sob o nome Pro Mundi Beneficio, com Carta Constitutiva do G.·. O.·. dos Estados Unidos de Venezuela.
Out 19 - É iniciado na Loja Holland Nº 8, de New York, Franklin Delano Roosevelt, futuro Presidente dos USA.
Nov 14 - Franklin D. Roosevelt é elevado à Comp.·..
- No Brasil existem 450 Lojas e 50.000 maçons incluindo todas as Potências. (Fonte: A Maçonaria no Brasil, Boaventura Kloppenburg).

1912
Set 22 - Fundada a G.·. L.·. Cuscatlan, El Salvador.
Out 07 - Inaugurado em Washington a 2a Conferência Internacional dos SSup.·. CConsel.·. com presença de Bélgica, Franca, Grécia, Itália, Portugal, Servia, Suíça, Canadá, Centro América, Colômbia, Cuba, São Domingos, México, Peru, Uruguai, Venezuela, Jurisdição Sul e Norte de USA e Egito. Retifica e aclara os acordos de Bruxelas.
Dez 21 - Assinado Tratado com a G.·. L.·. Unida da Inglaterra para criar o Grande Capítulo do Rito de York pelo G.·. O.·. do Brasil
- Fundada a G.·. L.·. das Ilhas Filipinas.
1913
Set - Duas Lojas Le Centre des Amis e Inglesa Nº 204, de Bordeus (Veja 1910) resolvem erigir-se em Potência maçônica autônoma e fundam a G.·. L.·. Nacional Independente e Regular para a França e Colônias francesas. São Lojas constituídas por membros ingleses e que não concordam com a supressão da fórmula do G.·.A.·.D.·.U.·.. O primeiro G.·. M.·. é Edouard de Ribeaucourt.
Nov 20 - A nova Obediência da França é reconhecida pela G.·. L.·. Unida da Inglaterra, e entre 1914 e 1915 pelas G.·. L.·. de Mississipi, Virginia e Missouri. Até 1939 tinha sido rteconhecida por outras 9 GG.·. LL.·. de USA, por 37 até 1959, por Alaska em 1981 e por Hawai em 1989. A G.·. L.·. Nacional Independente e Regular, cuja sede fica no Boulevard Bineau, em Neuilly, conta, aproximadamente, com 2.000 membros em sua grande maioria ingleses e norte-americanos.
- É iniciado Oliver Hardy, ator cômico norte-americano da famosa dupla do cinema "O Gordo e o Magro", na Loja Salomão Nº 20, Jacksonville, Florida. Foi um assíduo freqüentador de Lojas.
1914
- Com a declaração da I Guerra Mundial ficam cortadas as relações das Lojas alemãs com as dos países inimigos.
- Conforme A. S. McBride os Landmarks agrupam-se em 4 divisões com 12 subdivisões.
Dez 23 - É regulamentado pelo G.·. O.·. do Brasil o Rito Brasileiro, que tinha surgido no fim do século passado. Posteriormente foi abandonado para ressurgir com força em 1968. Possui 33 graus, porém a temática e os nomes dos graus é diferente do R.·.E.·.A.·.A.·..
1915
Mar 21 - O Papa Bento XV envia sua benção aos membros do Bureau Internacional Antimaçonique.
- A G.·. L.·. Nacional Independente e Regular para a França e Colônias francesas assume o título de G.·. L.·. Nacional Francesa.
- No Brasil existem 336 Lojas e 20.560 maçons incluindo todas as Potências. (Fonte: A Maçonaria no Brasil, Boaventura Kloppenburg.
1916
- Fundada a G.·. L.·. de Panamá.
1917
Mai 27 - É reformulado e atualizado pelo Papa Bento XV o Código de Direito Canônico contendo 2.414 artigos, incluindo o 2.335 que pena com excomunhão aos que prestarem seu nome à seita maçônica ou à outras associações que conspirarem contra a Igreja Católica ou outras autoridades cíveis. Há no Código outros artigos que também penalizam as associações secretas, sendo ele os artigos 684, 693, 1.065, 1.240, 1.339, 1.453, 2.259, 2.260, 2.334 e 2.336.
Jun 28 até 30 - Congresso Maçônico em Paris com a participação dos países aliados e neutrais, convocados pela G.·. L.·. da França e o G.·. O.·. da Franca, para aprovar a Carta preliminar da Sociedade das Nações. Também acontece em Berlim uma reunião dos GG.·. MM.·. dos países centro europeus.
- O governo russo, após a Revolução, ordena o fechamento das Lojas maçônicas.

1918
Set 26 - É fundada no G.·. O.·. B.·. do RJ, a Loja Brasil II, a primeira Loja do Brasil a trabalhar no Rito de York em língua portuguesa. (Fonte : Kurt Prober)
Out 14 - Através do Decreto 603, Nilo Peçanha, G.·. M.·. do G.·. O.·. B.·. abre concurso para escolha da nova letra para o Hino Maçônico Oficial, que tem música do Irmão Guatimozin (D. Pedro I).
- Fundada a G.·. L.·. de Viena, provisoriamente dirigida por um Conselho de 15 membros.
1919
Mar 21 - Uma revolução comunista em Budapeste, estabelece um Conselho de Comissários do Povo, decretando este a dissolução da Maçonaria na Hungria. (Fonte: Dicionário Enciclopédico da Maçonaria).
Jun 08 - É fundada no Rio de Janeiro a Loja Isis, a primeira Loja feminina jurisdicionada à Ordem Direitos Humanos. (Fonte: Kurt Prober no boletim A Bigorna)
- Eleito G.·. M.·. o Dr Richard Schlesinger da G.·. L.·. de Viena.
- Fundada em USA por Frank Sherman Land (maçom) e 9 jovens a Ordem DeMolay, que admite jovens filhos de maçons e outros jovens entre os 16 e os 21 anos de idade.
- Fundada a G.·. L.·. Iugoslava, em Belgrado, sendo seu primeiro G.·. M.·. o Diretor do Banco Nacional Georg Weifert. A G.·. L.·. passa a ser conhecida como G.·. L.·. dos Sérvios, Croatas e Eslovenos.
Dez 02 - É iniciado na Navy Lodge Nº 2612, Londres, o futuro Rei George VI da Inglaterra.
1920
- É reorganizado o G.·. O.·. Espanhol em diferentes GG.·. LL.·. regionais: Centro com sede em Madri, Nordeste em Guijón, Noroeste em Barcelona, Levante em Alicante, Mediodia em Sevilha, Marrocos em Tánger e Sudeste em Cartagena.
Mai 24 - A sede da G.·. L.·. húngara é assaltada por oficiais do exército, sendo proibida de funcionar.
- Espanha conta com 69 Lojas.
1921
- Fundada a G.·. L.·. de Queensland (Austrália).
Jun 19 - Fundada a G.·. L.·. do Equador.
Out 19 até 23 - É celebrado o Congresso Maçônico Internacional em Suíça. A Declaração de Princípios e Estatutos é assinada pelas GG.·. LL.·. de New York, Viena, Bulgária, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Lusitano Unido do Portugal e Turquia. É fundada a Associação Maçônica Internacional. É rejeitado (Portugal e Espanha votam a favor) o pedido da França para iniciar mulheres. A maçonaria brasileira é advertida mais uma vez, por algumas irregularidades, sendo Delegado o irmão Mario Behring: o R.·.E.·.A.·.A.·. e o Rito Moderno estavam ligados por um Tratado em 1864, prática não tolerada em outros países; o G.·. M.·. eleito assumia o comando também dos GGr.·. Filosóficos como Sob.·. G.·. Com.·., outro fato de irregularidade, assumindo o G.·. M.·. Adjunto como Lugar-Tenente Com.·.. De volta à Brasil, Mario Behring transmitiu a advertência e a partir deste ano foi feita a separação dos dois Altos Corpos, R.·.E.·.A.·.A.·. e Moderno, cada um elegendo separadamente seus dignitários máximos. (Fonte: Rev A Verdade Jan/Fev 1990, artigo de Aluízio José de Freitas).
- Fundada a G.·. L.·. Nacional da Polônia com Patente da G.·. L.·. Nazionale de Roma.
- George VI, futuro Rei da Inglaterra, é eleito V.·. M.·. da sua Loja Mãe, Navy Lodge Nº 2612, Londres.
Dez - No III Congresso da Internacional Comunista, o relator Trotsky solicita e é aprovado, que a adesão à Organização Maçônica Internacional seja proibida a todos os membros do Partido Comunista porque a maçonaria representa um processo de infiltração na pequena burguesia, a solidariedade é um obstáculo a ação proletária, a liberdade é oposta a ditadura do proletariado e a maçonaria pratica ritos que lembram a religião e sabe-se que a religião submete o povo.
1922
- Fundada em Oklahoma a Ordem paramaçônica Ordem do Arco-Íris para garotas entre 11 e 20 anos pelo Ven.·. M.·. Mark Sexson, grau 33 de MacAlester, Oklahoma.
Fev 19 - Fundada a G.·. L.·. Nacional da Colômbia (Bogotá).
Mai 15 - Fundada a G.·. L.·. de Honduras.
Mai 29 - Inaugurado em Laussane, Suíça, a 3a Conferência Internacional dos SSup.·. CCons.·. com representação de França, Bélgica, Portugal, Grécia, Itália, Holanda, Iugoslavia, Suíça, Jurisdição Sul e Norte dos USA, Brasil, Peru, Uruguai, Argentina, Cuba, México, República Dominicana, Centro América e Egito. Regulamenta procedimentos administrativos e declara que cada Supremo Conselho deve ser soberano e livre de toda fiscalização, etc. É inadmissível que as GG.·. LL.·. intervenham diretamente ou indiretamente na eleição de oficiais dos SSup.·. CCons.·..
Jun 28 - Ao assumir o cargo de G.·. M.·. do G.·. O.·. do Brasil (período 28.6.22 à 13.7.25) recebendo o grande malhete das mãos do General Tomás Cavalcante de Albuquerque, Mario Behring não aceita o cargo de Sob.·. G.·. Com.·. sem que houvesse uma eleição para isto. Desta forma, e por sua exigência, tomou posse por eleição, também, simultaneamente, como Sob.·. G.·. Com.·. do Supr.·. Cons.·. do R.·.E.·.A.·.A.·..
Ago 18 - É iniciado Jean Sibelius, músico finlandês na Loja Suomi. É considerado, depois de Mozart, o maior compositor de músicas maçônicas.
- Fundado o Supr.·. Cons.·. da Polônia.
- Fundado o G.·. O.·. de Dinamarca e do Norte seguido do G.·. O.·. da Dinamarca, este último com o apoio da G.·. L.·. da França e da Itália.
Nov 11 - Por iniciativa de Mario Behring é fundada a G.·. L.·. Simbólica Regional de São Paulo.
1923
Jan 13 - Benito Mussolini declara ser incompatíveis a maçonaria com o fascismo.
Fev 12 - O Grande Conselho Fascista presidido por Benito Mussolini, considera os programas maçônicos como antifascistas e inicia uma perseguição geralmente cruel, contra a Ordem. (Fonte: Nicola Aslan, História da Maçonaria).
Fev - Fundada a G.·. L.·. Nacional Checoslovaca sob os auspícios da G.·. L.·. da Iugoslávia.
- Congresso da Associação Maçônica Internacional em Genebra. Foram admitidos Grécia, Venezuela, Colômbia, Filipinas, Puerto Rico e San Salvador.
- Fundada a G.·. L.·. Nacional de Romênia com autorização do G.·. O.·. da França.
- É iniciado Enrico Ferni, Prémio Nobel de Física, na Loja Lemmi, Roma.
- É eleito 1º G.·. Vig.·. da G.·. L.·. Unida de Inglaterra, o futuro Rei George VI.
1924
Jan 23 - Conforme ordem de Benito Mussolini as Lojas italianas são atacadas pelos fascistas.
- É eleito G.·. M.·. da G.·. L.·. Provincial de Middlessex, o futuro Rei da Inglaterra, George VI.
- A maçonaria filipina instala em Manila um Hospital para Crianças, com capacidade para 170 leitos.
- Congresso da Associação Maçônica Internacional. Foram admitidos Equador, Guatemala, Peru e Haiti.
Jul 15 - A constituição apostólica Si Unquam do Papa Pio XI concede aos confessores a faculdade de excomunhão àqueles que estivessem inscritos na maçonaria.
Ago 09 - Fundada a G.·. L.·. de Finlândia.

1925
Jan 10 - O governo italiano emite decreto proibindo aos funcionários públicos pertencer à maçonaria.
Jan 23 - Realizada uma Assembléia do Povo Maçônico, convocada pelo G.·. M.·. Mário Behring do G.·. O.·. do Brasil, para protestar contra a perseguição à maçonaria promovida por Mussolini na Itália e Primo de Rivera na Espanha e pela deposição do Presidente maçom do Chile, Arturo Alessandri.
- O ditador espanhol Primo de Rivera fecha as Lojas maçônicas.
Mai 18 - É extinta a G.·. L.·. Simbólica Regional de São Paulo.
Nov 22 - Tendo em vista as violentas perseguições do fascismo à maçonaria, na Itália, o G.·. M.·. Torrigiani dá ordem de autodissolução das Lojas de Províncias e Ilhas adjacentes. (Fonte: Pe Benimelli em Maçonaria e Satanismo).
- A G.·. L.·. de New York revoga autorização de 1917 para visitar Potências com as quais não existam relações fraternais, provocando um rompimento com o G.·. O.·. da Bélgica.
- A maçonaria inglesa doa £ 30.000 para manter e educar 1600 crianças e 1400 maçons anciãos e viúvas.
- Congresso da Associação Maçônica Internacional em Genebra.
- Alexander Fleming é eleito V.·. M.·. da Loja Santa Maria Nº 2682, Inglaterra.
- Repressão fascista na Itália contra a maçonaria. O G.·. M.·. Torrigiani é condenado a 5 anos de deportação. Os maçons Neciolini, Filatti e Consoli são assassinados em Florença. O General Capello é condenado a 30 anos de prisão. O G.·. M.·. Torrigiani dissolve espontaneamente as Lojas.
- Fundado o G.·. O.·. de Romênia.
Dez 25 - A constituição apostólica Servatoris Jesu Christi, do Papa Pio IX, concede aos confessores a faculdade de excomunhão a quantos estivessem inscritos na maçonaria. (Fonte: Pe. Valério Alberton)
1926
- Vários maçons de Viena se reúnem para uma controvérsia em Aquisgran com o padre anti-maçom Hermann Grüber da Companhia de Jesus.
- Manifestação maçônica em Belgrado sob os auspícios da Associação Maçônica Internacional.
Mar - Fundada a G.·. L.·. de Romênia por Lojas americanas jurisdicionadas à G.·. L.·. de New York.
Mai 09 - O Almirante Richard Bird, maçom, ao sobrevoar pela primeira vez o Pólo Norte deixa cair do avião um estandarte maçônico com o esquadro e o compasso.
Jun 17 - O Sob.·. Com.·. do Brasil Mario Behring assina um Tratado com o Gr.·. M.·. do G.·.O.·. do Brasil Fonseca Hermes estabelecendo que no R.·.E.·.A.·.A.·. os chamados graus simbólicos ficariam com o Supr.·. Cons.·. como é norma internacional. Entretanto, os que não concordavam fizeram imediatamente uma Assembléia Geral que revogou o Tratado e insistiu com o G.·. M.·. Fonseca Hermes na sua anulação. O G.·. M.·. não concordou com esta decisão e, não suportando as pressões contra ele, renunciou a favor do Adjunto Otávio Kelly.
Dez 15 - Charles Linbergh, aviador norte-americano, o primeiro a fazer a travessia de avião sem escalas entre USA e Europa, recebe o grau de M.·. M.·. na Loja Keystone Nº 243, Saint Louis.
- Ao terminar o ano, a seguinte é a população maçônica nas principais Potências do mundo :
USA 50 GG.·. LL.·. 3.226.774 irmãos (crescimento no ano de 70.597 irmãos)
Alemanha 261 Lojas 23.052 irmãos
Bulgária 6 Lojas 900 irmãos
Inglaterra 4.005 Lojas
G.·. L.·. de Victória (Austrália) 160 Lojas 44.793 irmãos

1927 - Jan 13 - Gustav V, Rei da Suécia, celebra seus 50 anos de maçom.
Mai 22 - Fundada a G.·. L.·. da Bahia.
Jun 22 - Fundada a G.·. L.·. do Rio de Janeiro
Jun 24 - O G.·. O.·. de Amazonas (Brasil) muda para G.·. L.·. Maçônica do Amazonas.
Jun 26 - Mário Behring convoca uma sessão extraordinária do Sup.·. Cons.·. do Brasil que, por votação unânime, denuncia o Tratado de 17.6.26 (separação dos graus) desligando-se do G.·. O.·.. Nesta mesma sessão, o Supr.·. Cons.·. reconhece a primeira G.·. L.·. do Brasil, a G.·. L.·. Simb.·. da Bahia. Fixa normas de reconhecimento interpotêncial.
Jul 02 - Fundada a G.·. L.·. Simb.·. do Estado de São Paulo com Carta Constitutiva Nº 3 expedida pelo Supr Cons e assinada por Mário Behring. Carlos Reis, Inspetor Litúrgico do Supr Cons para São Paulo, foi eleito seu primeiro G.·. M.·..
Jul 28 - Fundada a G.·. L.·. do Estado de Pará (Brasil).
Ago 01 - Otávio Kelly, G.·. M.·. do G.·. O.·. do Brasil, reafirmando ser o autêntico Sob.·. G.·. Com.·., organiza outro Supr.·. Cons.·. o que é irregular pois não pode haver dois SSupr.·. CCons.·. em um mesmo país.
Ago 03 - Pelo Decreto Nº 7, o legítimo Supr.·. Cons.·. presidido por Mário Behring declara irregular o Supr.·. Cons.·. de Otávio Kelly e começa a incentivar a fundação de GG.·. LL.·..
Ago 24 - Fundada a G.·. L.·. de Paraíba (Brasil).
Set 25 - Fundada a G.·. L.·. do Estado de Minas Gerais (Brasil).
- No Congresso da Associação Maçônica Internacional por 16 votos contra 2 (França e Luxemburgo) aprova-se que a fórmula do G.·. A.·. D.·. U.·. devia subsistir para lograr a adesão de Inglaterra e dos países anglo-saxões. Noruega é novo membro da Associação. É aprovada a publicação de um Anuário.
- Fracassam intentos de aproximação da maçonaria francesa e da União Eclética da Alemanha.
1928 - Jan 08 - Fundada a G.·. L.·. do Rio Grande do Sul (Brasil).
Mar 19 - Fundada a G.·. L.·. de Ceará (Brasil).
Jul 26 - O regime comunista de Moscou fecha todas as Lojas maçônicas.
- Fundada a G.·. L.·. do Estado de Rio Grande do Sul (Brasil).
- É instituída nos EEUU, a Sociedade Philalethes, organização independente de maçons que "buscam mais luz e tem mais luz para dar" e propunham-se corresponder com outros irmãos interessados em estudos sobre a Ordem.
- Manifestação maçônica internacional em Verdún.
Nov 21 - Henry Ford é declarado membro honorário da Loja Zion Nº 1.
1929 - Fev 28 - Franklin D. Roosevelt, sendo Governador do Estado, recebe o grau 32 em Albany, capital do Estado de New York.
Abr 25 - É fundada no Rio de Janeiro, a Federação Brasileira da Ordem Maçônica Universal Mista O Direito Humano. (Fonte: Kurt Prober em A Bigorna)
Abr 29 - Inaugurada em Paris a IV Conferência Internacional dos SSup.·. CCons.·. com a participação de: França, Espanha, Bélgica, Portugal, Suíça, Turquia, Holanda, Iugoslávia, Czechoslovaquia, Romênia, Áustria, Jurisdição Sul e Norte de USA, Brasil, Peru, Colômbia, Uruguai, Argentina, Cuba, México, Venezuela, Chile, Paraguai, Canadá, Equador e Egito. É determinado que nenhum Supr.·. Cons.·. pode exercer jurisdição sobre as GG.·. LL.·.. É reconhecido como regular o Supr.·. Cons.·. dirigido pelo irmão Mário Behring; os três representantes do Sup.·. Cons.·. criado em 1927 por Otávio Kelly não são recebidos,
Set 04 - A G.·. L.·. Unida da Inglaterra dita normas de reconhecimento interpotêncial: 1) Cada G.·. L.·. deverá ter sido estabelecida por uma G.·. L.·. devidamente reconhecida ou por 3 ou mais Lojas regularmente constituídas. 2) A crença no G.·. A.·. D.·. U.·. e na sua vontade revelada. 3) Todos os iniciados prestarão seu juramento sobre ou na presença completa do Livro da Lei Sagrada aberto, pelo qual significa-se a revelação do Alto que liga a consciência do indivíduo particular que se inicia. 4) Os afiliados da G.·. L.·. e das Lojas individuais serão exclusivamente homens; cada G.·. L.·. não terá relações maçônicas com nenhum tipo de Lojas mistas ou com Corpos que admitam mulheres como membros. 5) A G.·. L.·. terá jurisdição soberana sobre todas as Lojas de seu território com inspeções regulares. Será independente e governada por si mesma, com autoridade sobre seus obreiros que serão dos graus simbólicos (Ap.·., Comp.·. e M.·.). Tal autoridade jamais poderá ser dividida com qualquer outro Corpo ou Potência, ou sofrer inspeções ou interferências de qualquer espécie. 6) As 3 Grandes Luzes da Franc-maçonaria (Livro da Lei, Esq e Comp) estarão sempre expostas quando a G.·. L.·. ou suas Lojas subordinadas estejam trabalhando, sendo o principal delas o Livro da Lei. 7) A discussão de religião ou política dentro da Loja será estritamente proibida. 8) Os princípios dos Antigos Limites, costumes e usos da Ordem serão estritamente observados. (Fonte: José González Ginorio, As Fontes do Direito Maçônico).
Nov 20 - Fundada, com 7 Lojas que dependiam da G.·. L.·. do Chile, a G.·. L.·. da Bolívia. Seu primeiro G.·. M.·. é Norberto Galdo Ballivián.
1930 - Abr 12 - É expedida pela G.·. L.·. do Chile a Carta Constitutiva da G.·. L.·. da Bolívia.
Jul - Fundada a G.·. L.·. da Alemanha, com sentimento universalista.
Jul 27 - Fundado o Supr.·. Cons.·. da Alemanha sob a base de 8 Lojas. Asilou-se posteriormente em Israel.
Out 27 - Benito Mussolini alerta que "os maçons que dormem podem despertar-se. Eliminando-os assegura-se que dormirão para sempre". (Fonte: Pe Benimeli em Maçonaria e Satanismo)
- A G.·. L.·. da Zchecoslovaquia obtém o reconhecimento da G.·. L.·. Unida da Inglaterra e da G.·. L.·. de New York.
- Congresso da Associação Maçônica Internacional realizado em Bruxelas aceita como novos membros Brasil, Cuba e México. Cria-se um Tribunal especial para o diferendo entre o G.·. O.·. espanhol e a G.·. L.·. de Puerto Rico. O próximo Congresso será neste mesmo ano em Constantinopla.
- E. Jovin faz uma segunda tradução das Constituições de Anderson no francês destinada a profanos.
- O irmão Almirante Richard Byrd, ao sobrevoar o Pólo Sul pela primeira vez, deixa cair do avião um estandarte com o esquadro e o compasso.
- Conforme estatística de USA, o seguinte é o movimento maçônico no mundo

REGIÃOLOJASIRMÃOS
USA16.2773.293.886
Canadá1.346198.534
América Latina 50.000 aprox
Inglaterra5.919463.700
Europa1.600170.000
T O T A L 4.176.120

1931 - Jan 27 - Um grupo de Mestres americanos e chineses, todos exaltados no estrangeiro, decidem formar uma Loja em Shangai para aproximar à maçonaria os candidatos chineses; o grupo solicitou primeiro à G.·. L.·. de Massachusets mas ele foi denegado e, finalmente, a G.·. L.·. de Filipinas aceitou-lo. Ao saber, a G.·. L.·. de Massachusets cortou relações com a G.·. L.·. de Filipinas. Cinco Lojas recebem a Carta Patente de Filipinas.
- Unem-se os dois GG.·. OO.·. da Dinamarca e formam a G.·. L.·. da Dinamarca.
- Três Lojas americanas (Pagoda, de Mukden, Carta Patente de 1926, Dailien, de Dairen, Carta Patente de 1927 e Sundaro, de Harbin, Carta Patente de 1928) abatem colunas na China pela guerra sino-japonesa e pelas hostilidades dos Generais do Norte.
Jul 29 - O Papa Pio XI emite a Encíclica Non Abbiamo Bisogno, na qual relaciona a maçonaria entre as forças que, na Itália, favorecem o anticlericalismo.
Out 17 - O Sup.·. Cons.·. do Chile outorga Carta Constitutiva ao Sup.·. Cons.·. da Bolívia.
- A G.·. L.·. Suíça Alpina restabelece o uso da Bíblia no Ara.
- A Espanha conta com 159 Lojas e 12.000 irmãos entre os quais se incluem: Luis Companys que seria Presidente da Catalunha, José Ortega e Gasset, filósofo, Antonio Machado, poeta, Cláudio Sánchez, historiador. Jiménez de Azua e Fernando de los Rios, catedráticos, Fernando Valera, chefe de Governo e os escritores Juan Ramón Jiménez e Corpus Barga. Azorín pertenceu à maçonaria na sua juventude.
1932 - Jan - Conferência de Chefes da Maçonaria Simbólica Sul-americana realizada em Santiago, Chile, como preâmbulo do primeiro Congresso Maçônico Ibero-americano. Estabelecem-se normas de reconhecimento interpotêncial conforme aprovadas pela Associação Maçônica Internacional em 1927. É estudado o Direito de Asilo maçônico conforme a G.·. L.·. da Paraíba, Brasil, que apresentou a necessidade de conceder asilo ao Governo maçônico quando perseguido pelo governo civil.
Mai 19 - O Duque de Connaugh, o Príncipe de Gales e o Duque de Kent, inauguram o novo Hospital Maçônico da G.·. L.·. Unida da Inglaterra.
Out 06 - Fundada a G.·. L.·. de Pernambuco (Brasil).
Fundada a G.·. L.·. Nacional da Palestina.
- Pela segunda vez é denegado a Francisco Franco seu pedido de ingresso na maçonaria. (Fonte: Informe do Prof. Ferrer publicado na Revista História, Junho de 1977).
1933
Jan 15 - Fundada a G.·. L.·. do Estado Baja Califórnia (México).
Out 12 - Na Grécia, Pastoral do Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa condena a Maçonaria.
- Na expedição ao Pólo Sul, o Almirante Richard Byrd tinha na sua comitiva de 80 homens, 60 maçons, com os quais foi fundada a Loja Antarctica Nº 777, sob a jurisdição da G.·. L.·. da Nova Zelândia.
1934
Abr 01 - No decreto Geminata Laetitia do Papa Pio XI, há referências contra a maçonaria.
Jun 27 - A Rainha da Inglaterra inaugura a Escola Superior da The Royal Masonic Institution for Girls, em Rickmansworth Park, Londres.
Dez 10 - Na Suíça é entregue uma petição assinada por 56.228 cidadãos solicitando a dissolução da Maçonaria no país; transformada em Plebiscito, foi derrotada em 1936. (Fonte: Kurt Max Hauser na revista O Prumo).
- A G.·. L.·. Simb.·. da Alemanha, dissolvida por Hitler, suspende seus trabalhos na Alemanha e prossegue-los em Jerusalém e Saarrebrüken.
- O Primeiro Ministro da Romênia, Duca, foi assassinado por um estudante que pensou que ele era maçom e, por tanto, perigoso para a política nacionalista. Duca não era maçom.
- O Convento Anual da Associação Maçônica Internacional, programado inicialmente para ser realizada em Madri foi mudada para Luxemburgo devido a Guerra Civil espanhola. Foram aceitas as GG.·. LL.·. de México e Uruguai e foram feitos estudos para a defesa da Ordem que está sendo atacada em vários países.
- O Santo Sínodo da Igreja Grega proíbe aos seus prelados, Popes e outros membros do clero ser maçons mas os fieis ficam liberados se quiserem pertencer à maçonaria.
- No Congresso do Partido Laborista da Inglaterra foi apresentada moção para excluir do partido aos maçons, moção que foi rejeitada pela grande maioria.

1935
Fev 15 - O Congresso espanhol aprova por 82 votos contra 26, moção para que fossem afastados das Lojas maçônicas os chefes e oficiais do Exército nelas inscritos. (Pe Benimelli em Maçonaria e Satanismo)
Mai 06 - Assinado um Tratado de Aliança Fraternal entre o G.·. O.·. do Brasil e a G.·. L.·. Unida da Inglaterra que convencionava que as Lojas do Rito de York no Brasil, passavam automaticamente para a jurisdição da G.·. L.·. Unida da Inglaterra. (Fonte: José Castellani).
Mai 21 - Em Portugal é sancionada por Antônio Oscar de Fragoso Carmona, Antônio de Oliveira Salazar e Manoel Rodrigues Junior, a Lei de Defesa Contra as Sociedades Secretas, lei aprovada pela Assembléia Nacional e que proibia associações secretas no pais. A maçonaria passa a ser legalmente extinta, mas continua-se reunindo na clandestinidade.
Ago 08 - Adolfo Hitler decreta a dissolução da Maçonaria na Alemanha. Os Templos maçônicos são saqueados, e muitos maçons alemães são presos e assassinados. A G.·. L.·. de Hamburgo recebe asilo da G.·. L.·. de Chile onde continua seu trabalho maçônico. (Fonte: Livro dos Dias - 1999)
- 5a Conferência Internacional dos SSup.·. CConsel.·., em Bruxelas.

1936
Jan 17 - O General Douglas Mac-Arthur é iniciado pelo G.·. M.·. das GG.·. LL.·. Filipinas Samuel Hawthorne, sem cerimônia de iniciação, usando das prerrogativas estabelecidas nos Landmarks.
Ago 28 à 31 - É realizado em Praga o Convento ordinário da Associação Maçônica Internacional.
Set 15 - Franco inicia uma dura repressão contra a maçonaria na Espanha. É formado um Tribunal contra a maçonaria, o comunismo e demais sociedades clandestinas. 80.000 expedientes contra presuntos maçons são emitidos sendo que na Espanha não haveria mais de 15.000 maçons. A Falange Espanhola, partido político de Franco, ocupa o Templo maçônico de Tenerife, e organiza visitas à Câmara das Reflexões, mediante o pagamento de 0,50 pesetas. (Fonte: Padre Benemeli em Maçonaria de Satanismo).
Set 23 - O ABC de Madri informa que em Granada haviam sido fuzilados todos os maçons pertencentes à Loja local, inclusive os que estavam "adormecidos" há tempos. (Fonte: Pe. Benimelli em Maçonaria e Satanismo).
- Fundada a G.·. L.·. Cosmos do Estado de Chihuahua (México).
1937
- Uma lei recente do governo português proíbe qualquer participação em atividades maçônicas sob pena de 6 meses de prisão.
- A G.·. L.·. de Hamburgo, em virtude do Direito de Asilo maçônico, traslada sua sede à Valparaíso, Chile.
Jun 16 - O deputado polonês M. Dudalaski apresenta um projeto de lei proibindo a maçonaria com penas de 5 anos e mais de prisão.
Out 25 - O governo de Getulio Vargas no Brasil clausura provisoriamente todas as Lojas maçônicas por um período de 2 anos e 9 meses.
Nov 28 - Por 515.000 contra 236.000 votos, o povo suíço rejeita o pedido de proibição da maçonaria apresentado por nazistas e fascistas.
Dez 20 - Fundada a G.·. L.·. de Texas (USA).
1938
- O partido nacional socialista de Hitler lança um manifesto contra à maçonaria.
- O governo do Brasil revoga o decreto do ano anterior que fechou as Lojas maçônicas.
- A G.·. L.·. Unida da Inglaterra dispõe em seus Propósitos e Relações de Ordem que: "A Bíblia, a que se referem os maçons com o Volume da Lei Sagrada, estará sempre aberta nas Lojas. Todo candidato tem que prestar seu juramento sobre o Livro ou Volume que, segundo sua religião, dê sentido de santidade ao juramento ou promessa que faz sobre ele. Está disposição é imperativa para que as Lojas cumpram os requisitos de regularidade".
- George II, Rei da Grécia, é eleito V.·. M.·. da sua Loja Mãe Mac Walwood Nº 5143, Londres.
Nov 24 - Os jornais informam de um decreto do governo da Polônia fechando as Lojas maçônicas e confiscando suas propriedades.
Dez 21 - Decreto de Franco ordena a destruição de toda inscrição ou símbolo maçônico.
1939
Fev 09 - A Lei de Responsabilidades de Franco, deixa fora da lei todas as Lojas maçônicas (Fonte: Frederico Guilherme Costa, na revista A Verdade)
Fev 24 - Fundada a G.·. L.·. Ocidental da Colômbia.
Mar 07 - Henry Ford é declarado Membro Vitalício da sua Loja Mãe Palestina Nº 357, Detroit.
Jun 25 - Cisma na maçonaria argentina. Dissidentes da G.·. L.·. fundam o G.·. O.·. Federal Argentino.
Jul 30 - A G.·. L.·. de Hamburgo abate suas colunas ao ser fechada pelo regime nazista.
Set - É realizada a 6a Conferência Internacional dos SSup.·. CCons.·. em Boston (USA).
- 14 Lojas maçônicas são dissolvidas pelo Ministro do Reich e Interior de Prússia.
- O governo dos Soviets autoriza novamente o funcionamento da maçonaria.
- Jornalista nazista é condenado pelos Tribunais da Suíça a pagar indenização por injurias e calunias difundidas contra a maçonaria.
- Alexander Fleming é eleito V.·. M.·. da Loja Misericórdia Nº 2386 da Inglaterra.
- Sob jurisdição estrangeira trabalham Lojas em Hongkong e 18 cidades da China continental.
1940
Mar 12 - Fundada a G.·. L.·. de Hidalgo (México)
Mai 01 - Francisco Franco proíbe a maçonaria e estabelece uma pena de 12 a 30 anos de prisão aos maçons caso persistirem nas suas reuniões.
Ago 05 - É dissolvida pelo regime nazista a G.·. L.·. de Iugoslávia.
É dissolvida pelo regime nazista a G.·. L.·. da Zchechoslovaquia.
Ago 07 - Arthur Groussier, Presidente do Cons.·. da Ordem do G.·. O.·. da França, em carta endereçada ao Marechal Pétain declara que: "O G.·. O.·. cessa suas atividades e todas as Lojas que dele dependem devem renunciar imediatamente a prosseguir em seus trabalhos".
Ago 13 - Uma lei assinada pelo Marechal Pétain, proíbe as associações secretas e determina o seqüestro de seus bens. Note-se que as obediências maçônicas não são sociedades secretas; em todos os países elas são declaradas perante a lei. O segredo é de ordem iniciático.
Ago 19 - Um decreto do governo francês dissolve o G.·. O.·. e a G.·. L.·..
Set 20 - Os nazistas fecham a maçonaria na Noruega e a guarda pessoal do traidor o Major Vidkun Quisling, aloja-se no Templo Maçônico de Oslo.
Nov 28 - Alfred Rosenberg, em discurso em Paris, logo após a queda da França, acusa as maçonaria mundial pela derrota da Alemanha na 1a Guerra mundial, já que elas estariam aliadas a comunidade financeira judaica. (Fonte: A Ordem Maçônica de 1975)
Nov 29 - As forças alemãs de ocupação proíbem em Noruega a maçonaria.
Dez 06 - Henry Ford recebe o grau 33 em Detroit.
- Harry S. Truman, senador, é eleito G.·. M.·. da G.·. L.·. de Missouri.
- Fusão do G.·. O.·. e a G.·. L.·. em Uruguai.
- As 49 GG.·. LL.·. e USA distribuem para fins de beneficência durante 1940 US$ 4.670.000 e as GG.·. LL.·. de Canadá US$ 292.230.
1941
Fev 27 - São dissolvidas pelo governo francês a G.·. L.·. Nacional Independente e a Obediência do Direito Humano (misto).
Abr 14 - Assinado Convênio de Amizade entre a G.·. L.·. do Pará (Brasil) e o G.·.O.·.B.·.. O convênio foi denunciado pelo G.·.O.·.B.·. em 30/12/1949
Ago 01 - O maçom José Rouig da G.·. L.·. da França é fuzilado pelos alemães, dando início a sangrenta repressão em contra da maçonaria. O anuncio da sua execução foi pregado nos muros de Paris.
Ago 11 - Uma lei do governo francês ordena publicar no Jornal Oficial os nomes dos dignitários (funcionários das Lojas e detentores de Altos Graus) ao mesmo que aplica a estes últimos o estatuto dos judeus vedando-lhes o exercício de funções públicas. Dentro da repressão, cria-se um Serviço das Sociedades Secretas.
Ago 26 - O Governo nazi da Alemanha ordena o fechamento das Lojas maçônicas em Bélgica e o Sob.·. G.·. Com.·. Georges Petre é fuzilado.
Out 29 - Na França ocupada pelos alemães, circula o No 1 do Boletim de Informações Antimaçônicas publicado pelo Centro de Ação e Documentação, dirigido por Henry Coston, na antiga sede da G.·. L.·. da França. (Fonte: Pe Benimelli em Maçonaria e Satanismo)
- A G.·. L.·. de Ontário, Canadá, resolve manter e educar 1.000 crianças inglesas transferidas ao Canadá, enquanto a guerra durar.
- Os maçons ingleses fundem todas suas condecorações e medalhas de ouro e metais preciosos em barras, doando ao governo civil £ 10.000 como aporte para a defesa.
- O Supr.·. Cons.·. da Jurisdição Sul de USA remete $US 40.000 para os maçons franceses perseguidos pelos alemães.
- A organização maçônica cubana El Zapato Escolar distribui 27.584 pares de calçado entre 1.346 escolas do país.
- George VI, rei da Inglaterra, instala seu irmão carnal o Duque de Kent como G.·. M.·. da G.·. L.·. Unida da Inglaterra, que já conta com 5.216 Lojas
1942
- Alexander Fleming é eleito Gr.·. Primeiro Vig.·. da G.·. L.·. Unida da Inglaterra.

1943
- Fundada a Loja Fortitude U. D. em Chungking com Carta Patente da G.·. L.·. da Califórnia.
Out - Após sucessivas conferências realizadas em Montevidéu e Buenos Aires, os representantes de Chile, Argentina e Uruguai, decidem reunir os maçons da América na primeira Conferência Interamericana da Francmaçonaria Simb como etapa prévia de uma Conferência Mundial.
Dez 15 - O G.·. M.·. da G.·. L.·. da França, Michel Dumesnil de Gramont, designado para representar o movimento de Libertação-Sul e o Conselho Nacional da Resistência na Assembléia consultiva provisória, consegue que o General De Gaulle anule a lei de 13 de Agosto de 1940 e as disposições subseqüentes relativas às associações chamada secretas. Supunha-se que estas nunca tivessem deixado de existir. A publicação da anulação foi seguida da reabertura das oficinas argelinas. O despertar das diversas obediências processou-se conforme ocorria a libertação dos territórios.
- A G.·. L.·. Unida da Inglaterra conta com 400.000 irmãos.
O Domínio de Canadá conta com 171.300 irmãos.
As 7 GG.·. LL.·. da Austrália contam com 20.000 irmãos.
As 47 GG.·. LL.·. de USA contam com 2.499.400 irmãos.
1944
Mar 30 - Fundado no Rio de Janeiro o G.·. O.·. Estadual Independente, dissidência do G.·. O.·. do Brasil; em 1957 muda seu nome para G.·. L.·. Simb.·. do Estado de Rio de Janeiro.
Dez - Reativada a G.·. L.·. da Romênia que tinha adormecido durante a dominação nazista.
1945
- Fundada a G.·. L.·. Oriental da Colômbia.
- A G.·. L.·. de New York ordena à G.·. L.·. de Cuba a recolocar a Bíblia no Altar.
Mai 18 - Fundação da G.·. L.·. do Brasil, resultante do Movimento Maçônico Restaurador, criado em 1944.
Out 04 - Leon Mauvais, em nome do Comitê Central do Partido Comunista francês, escreve ao G.·. M.·. do G.·. O.·. da França declarando que seu Partido "decidira admitir maçons desde que declarassem aceitar sua doutrina, conformar-se com suas regras, ações, forma de organização e normas do Partido que aplicará sua própria política e disciplina, em todas as circunstâncias e motivos".
Out 21 - Na França, as Lojas de Adoção rebelam-se e se desligam da G.·. L.·. de França e fundam a União Maçônica Feminina de França, que em 1952 viria a se converter na Grande Loja Feminina de França. (Fonte: Minoru Tamura no boletim Ampulheta, Ferraz de Vasconcelos, SP)
- Fundada a G.·. L.·. Oriental da Colômbia.
1947
Abr 14 à 20 - Realizada a Conferência Maçônica Interamericana com 43 GG.·. LL.·. da América, em Montevidéu. Foram reafirmados os princípios e declarações de 1875 em Lausane, ou seja, reafirmados os pontos de vista do G.·. O.·. da França no que se refere a crença em Deus, na imortalidade da alma e o uso da Bíblia. Foram aprovados fundamentos para o Direito Maçônico Interpotêncial, que na sua maioria são normas de reconhecimento.
- Re-ergue colunas a G.·. L.·. de Zchekoslovaquia.
1948
Mar 13 - Fundado o G.·. O.·. Unido no Rio de Janeiro. Potência irregular, em 1950 iria a absorver a G.·. L.·. do Brasil, também irregular. Em 22 de Dezembro de 1956 foi reincorporado ao G.·. O.·. do Brasil. (Fonte: José Castellani em seu livro Do Pó dos Arquivos).
Mai - A G.·. L.·. do Uruguai publica uma resolução que torna possível a admissão de candidatos que sejam ateus.
Jul - É fechada pelo regime comunista a G.·. L.·. da Romênia.
Out 29 - Na França, a G.·. L.·. Independente e Regular fundada em 1913, adota oficialmente o título de G.·. L.·. Nacional Francesa.
- Alexander Fleming é G.·. Past Vig.·. da G.·. L.·. Unida da Inglaterra.
Nov 13 - Fundada a G.·. L.·. de Piauí (Brasil).
- I Reunião dos SSob.·. GG.·. CCom.·. das Américas realizada em La Havana.
1949
Jan 16 - Fundada a G.·. L.·. da China (Taipei, Taiwan)
Mar 18 - Consagrada a G.·. L.·. da China.
Out 02 - O Cardeal Schuster, arcebispo de Milão, alerta para as novas e violentas ofensivas que a maçonaria está preparando contra a Igreja. (Fonte: Pe Valério Alberton no livro Maçonaria e Igreja Católica).
- A G.·. L.·. Unida da Inglaterra reitera a norma de 1938 sobre o juramento sobre o Volume da Lei Sagrada.
1950
Mar 11 - O G.·. O.·. Unido, uma potência espúria, cisão do G.·. O.·. B.·., incorpora a G.·. L.·. do Brasil, outra potência espúria que fora instalada em 1945. (Fonte: A Gazeta Maçônica, agosto de 1996).
Mar 20 - A G.·. L.·. Unida da Inglaterra adverte à G.·. L.·. do Uruguai que a primeira condição para ser membro da Ordem é a crença no Ser Supremo e lembra da presença da Bíblia no Altar, mas a G.·. L.·. do Uruguai responde que não pode seguir esta orientação.
Abr 28 e 29 - A G.·. L.·. Unida da Inglaterra exige a dissolução da Associação Maçônica Internacional por estar nela incluída a maçonaria atéia francesa.
Jul 24 - Instalação do G.·. O.·. Estadual de Santa Catarina.
Ago - Fundada a Confederação Brasileira da Maçonaria Simbólica sob a presidência de Agnelo Bittencourt, com a finalidade de unir as várias GG.·. LL.·. Estaduais, numa espécie de corpo maçônico nacional, mas independente do G.·. O.·. do Brasil. Participam as GG.·. LL.·. do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e do G.·. O.·. de Amazonas, Acre e Territórios Limítrofes.
Set 06 - A G.·. L.·. Unida da Inglaterra retira seu reconhecimento da G.·. L.·. do Uruguai, como reflexo da Primeira Conferência da Confederação Maçônica Internacional de 1947.
- II Reunião dos SSob.·. GG.·. CCom.·. das Américas realizada em Cidade de México.
- O governo comunista proíbem a maçonaria na Hungria. Em 1990, a Instituição começa a ser reorganizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário