quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CRONOLOGIA MAÇÔNICA - 5ª PARTE - DE 1800 A 1850


1800- Os maçons no mundo seriam 1.100.000, conforme estudo de USA.
- Fundada a G.·. L.·. de Kentucky (USA).
- Fundada em Rio de Janeiro a Loja União, para muitos a primeira Loja fundada no Brasil, mas não existe documento da sua existência. (Veja 1797).
1801
Jan 16 - Francisco II da Áustria, proíbe com leis rigorosas o funcionamento da maçonaria.
Mar 02 - Walter Scott, escritor inglês autor de Ivanhoe, é iniciado na Loja King David Nº 36, Edinburgh.
Mai 31 - Fundado em Charleston (USA), o primeiro Supremo Conselho do grau 33 e último do R.·.E.·.A.·.A.·., do qual derivam todos os demais Corpos Maçônicos Escoceses, sendo este Conselho conhecido como o Mother Council. Charleston era um centro de emigrados franceses fugindo da perseguição contra os hugonotes. John Mitchell é eleito Soberano Grande Comendador e Frederico Dalcho é Soberano Grande Inspetor Geral.
- John Cole, maçom inglês, publica os desenhos de um conjunto de painéis no seu livro Illustrations of Masonry. Vários artistas, posteriormente, utilizaram os desenhos de Cole para modelos de Painéis.
- A Assembléia dos VV.·. MM.·. da G.·. L.·. de Hamburgo aprova os Rituais de Schrõder elaborados por uma Comissão presidida pelo Irmão Friedrich Ludwig Schrõder (1774-1816)
- Iniciação do Rev. George Oliver, considerado como o expoente mais representativo da tendência cristianizante da maçonaria inglesa.
- Fundada no Rio de Janeiro a Loja Reunião, filiada ao Oriente de Ile de France, sendo esta, outra primeira Loja regular estabelecida no Brasil. Funciona no Rito Moderno ou Francês. Esta Loja seria continuação da Loja União (veja 1800) que devido ao grande número de irmãos que a ela aderiram, foi reestruturada. (Fonte : José Castellani na A Verdade Abril 1982. Outra data : Julho 05 de 1802).
Mário Verçosa, Past G.·. M.·. da G.·. L.·. do Estado de Amazonas relaciona na História da Maçonaria de Marcelo Linhares, as primeiras 16 Lojas fundadas no Brasil :

1Cavaleiros da Luz1797Salvador
2Reunião1801Rio de Janeiro
3Virtude e Razão1802Salvador
4Constância1803Rio de Janeiro
5Filantropia1803Rio de Janeiro
6Emancipação1803Rio de Janeiro
7Beneficência1803Rio de Janeiro
8Distintiva1812Niterói
9Comércio e Artes1815Rio de Janeiro
10Pernambuco Oriente1817Recife
11Pernambuco Ocidente1817Recife
12Revolução Pernambucana1817Recife
13União e Tranqüilidade1817Rio de Janeiro
14Esperança de Niterói1821Niterói
15Conciliação de Pernambuco1822Recife
16Nove de Janeiro1822Rio de Janeiro
1802 -Fev 10 - Tratado de Aliança Fraternal entre a G.·. L.·. de Inglaterra e as Lojas de Berlim. (Fonte: Robert Freke Gould, The History of Freemasonry).
- O Sup Cons dos Grandes Inspetores Gerais do Grau 33 do R.·.E.·.A.·.A.·.. concede ao Conde Alexandre de Grasse-Tilly uma patente certificando ter sido ele aprovado em todos os graus do Rito, credenciando-o ainda para estabelecer Lojas, Capítulos, Conselhos e Consistórios em ambos os hemisférios e nomeando-o Soberano Grande Comendador Perpétuo do Grande Conselho para as Antilhas.
1803- É iniciado em Cadiz, Espanha, Simon Bolívar, patriota venezuelano, então com 20 anos. (Fonte : Revista A Verdade Dez 1980).
1804-Set 22 - Fundado em Paris o Supremo Conselho do Grau 33 pelo Conde Alexandre de Grasse-Tilly; este Sup.·. Cons.·. é o 2o em antigüidade.
Out - Nasce em Lyon, França, Leon Hyppolite Denizart Rivail, conhecido como Allan Kardec, o edificador do Espiritismo. Foi iniciado na maçonaria na G.·. L.·. Escocesa de Paris.
Nov 01 - O Conde de Grasse-Tilly funda em Paris a G.·. L.·. Geral Escocesa do R.·.E.·.A.·.A.·..
Dez 03 - Preocupado com a fundação da Potência acima, o G O da Franca conclui um acordo com o Supremo Conselho, pelo qual os dois Poderes partilham a direção da maçonaria francesa: cabe ao G.·. O.·. a supervisão das Oficinas do grau 1 ao 18, e o G.·. Conselho exerce sua jurisdição sobre os graus 19 ao 33.
- É estabelecida a primeira G.·. L.·. de Portugal, em Lisboa, tendo como G.·. M.·. o irmão José Sampaio, irmão carnal do Marques de Pombal.
- O G.·. O.·. da França consta com 300 Lojas.
1805-Mar 03 - Fundado o Supremo Conselho do Grau 33 em Milão pelo Conde de Grasse Tilly; este Sup Cons é o 3o em antigüidade.
Mar 03 - Fundado o Supremo Conselho do Grau 33 em Cuba.
Mar 16 - Fundada a G.·. L.·. Geral de Itália, em Milão, com Carta de fundação outorgada pelo Conde de Grasse-Tilly.
Jul 01 - O Príncipe Cambacérès é eleito Sob.·. Gr.·. Com.·. do Supr.·. Cons.·. da França. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of Freemasonry).
Jul - O G.·. O.·. da França cria no seu próprio seio um G.·. Diretório dos Ritos composto de membros do G.·. O.·. aos quais foi conferido o Grau 33. O Conselho Supremo entende ter havido violação dos compromissos assinados em 3 de Dezembro de 1804.
Set 05 - A Loja de Franc-Chevaliers, do G.·. O.·. da França, transporta seus trabalhos a Estrasburgo pra una reunião em uma Loja de Adoção, presidida pela Baronesa Diétrick, G.·. M.·. e o G.·. M.·. Challan. A irmã Imperatriz Josefina assiste à reunião. (Fonte: Histoire du Grand-Orient de France, de G. A. Jouaust).
Set 06 - Reunidos em casa do Marechal Kellermann, os dignitários do Rito Escocês da França denunciam a concordata de Dezembro de 1804 e restabelecem a G.·. L.·. Geral Escocesa. Nunca mais, a partir desta data, voltaram a juntar-se as duas Obediências. O Conde de Grasse-Tilly foi o primeiro Soberano Grande Comendador de Conselho Supremo. Conforme o irmão Achille Godefroy Jouaust no seu livro Histoire du Grand-Orient de France, publicado em 1865, o irmão Pryron, secretário do Sup Cons ficou com as 2 cópias do Tratado de 1804 e informou verbalmente que todos os Irmãos de qualquer Rito seriam aceitos no Sup Cons, mas quando em 1º de março de 1805,a Loja Saint-Napoléon solicitou uma cópia, o artigo tinha sido modificado para "o G.·. O.·. unirá a ele somente os Irmãos do R.·.E.·.A.·.A.·.".
Set 16 - O G.·. O.·. da França, pela sua vez, denuncia o Tratado de 1804 com a G.·. L.·..
Out 11 - Napoleão nomeia José Bonaparte como G.·. M.·. do G.·. O.·. da França. José Bonaparte nunca foi iniciado e nunca assistia aos trabalhos do G.·. O.·. ou do Sup.·. Cons.·.. (Fonte: Histoire du Grand-Orient de France, de G. A. Jouaust). O irmão Rebold na sua Histoire des Trois Grandes-Loges, indica que José Bonaparte foi iniciado em 15 de abril de 1805 nas Tullerias, na presença de Cambacérès, Kellermann e Hugues Maret, mas não indica nenhuma evidência. (Veja 1793). Pese à sua falta de assistência aos trabalhos, José Bonaparte recebeu sucessivos cargos honoríficos entre os anos 1806 e 1809, conforme o próprio Jouaust.
Nov 11 - Simon Bolívar, prócer venezuelano da independência americana, é elevado ao grau de Comp pela Loja de São André de Escócia, França. (Fonte: Revista Elite de Caracas que publicou em 1956 cópia fotostática da Ata da Reunião obtida pelo escritor venezuelano Ramón Díaz Sánchez).
- Karl Krausse, filósofo alemão, é iniciado na Loja Archimedes, Alterburgo.
- Lechangeur, funcionário dos exércitos napoleônicos na Itália, inventa em Milão o Rito de Misraim, copia do Rito Egípcio de Cagliostro. O Rito é atribuído ao Farão Misraim que, aparentemente, nunca existiu. Lechangeur vendeu as patentes do novo Rito.
Dez - Fundado o G.·. O.·. da Itália.
1806-Ago 21 - No Vice-Reinado do Conde dos Arcos, um inimigo da maçonaria, as poucas Lojas existentes no Brasil, deliberaram suspender seus trabalhos visto que os maçons corriam perigo, porém as Lojas continuaram a se reunir em segredo. (Fonte : Boletim do GOB , julho de 1932)
- Fundada a G.·. L.·. de Delaware (USA).
- O Conde de Grasse-Tilly é substituído como Sob.·. Gr.·. Com.·. por Cambacérès, Archichanceler do Império, que exercia ao mesmo tempo as funções de G.·. M.·. Adj.·. do G.·. O.·..
1807-Mar 12 - Nasce em Charleston, Carolina do Sul, (USA), Albert Gallatin Mackey, maçom eminente em matérias de jurisprudência maçônica, autor de A Lexicon os Freemasonry e Encyclopediae of Masonry e de uma Lista de 25 Landmarks. Morre em 20 de Junho de 1881.
- Fundada na Bahia, Brasil, a Loja Virtude e Razão.
- Fundada na Bahia, Brasil, a Loja Humanidade.

1808-Jan 07 - Fundada a G.·. L.·. de Ohio (USA).
Fev 05 - Prevendo que a Maçonaria seria proibida no Portugal, é criado oficialmente um corpo paramaçônico, o Conselho Conservador de Lisboa, com o objetivo de sacudir o jugo francês, restaurar a independência de Portugal, vingar a religião católica oprimida e restituir o trono ao seu legítimo príncipe. (Fonte: A. H. de Oliveira Marques em História da Maçonaria em Portugal)
- José de San Martin, prócer argentino, incorpora-se à Loja Legalidade, de Cadiz, Espanha.
1809-Mar 29 - Nova perseguição de maçons pelo governo português, sendo presos muitos deles.
Abr 12 - Antigos e Modernos fundam em Londres uma Loja com o nome de Lodge of Promulgation, destinada a preparar a unificação das duas Potências maçônicas inglesas separadas desde 1753. Esta Loja foi conhecida como Loja da Reconciliação.
Jul 18 - Militares franceses fundam em São Sebastião, Espanha, a Loja Os Irmãos Unidos, sob a jurisdição do G.·. O.·. da França.
- Fundada a G.·. L.·. da Espanha.
- Fundada a G.·. L.·. Diretorial de São Petersburgo, denominada Wladimir. Os trabalhos em Rito Sueco, eram dirigidos pelo irmão Boever.
- Após a Rússia ter conquistado a Finlândia, os trabalhos maçônicos são proibidos nela.
- Fundada a G.·. L.·. Provincial de Pernambuco (Brasil). Suspendeu suas atividades na revolução de 1817 porque ela tinha finalidades políticas.
- É iniciado Christopher Martin Wieland, poeta alemão, na Loja Amália, de Weimar, aos 76 anos.
1810-Ago 04 - Francisco de Miranda, Simon Bolívar e outros maçons patriotas fundam a Sociedade Patriótica para lutar pela independência de Venezuela.
- Fundado o G.·. O.·. Lusitano de Portugal.
- Na época da invasão napoleônica, 30 maçons de Lisboa são deportados à Ilhas Açores.
- O grau de Mestre Instalado é sancionado pela G.·. L.·. de Inglaterra. A cerimônia correspondente foi adotada como padrão e os Mestres das Lojas de Londres foram convocados para comparecerem à instalação, na qualidade de Governantes e Oficinas.
1811-- É criada a G.·. L.·. Hamburguesa Independente. Schroeder tinha o plano desde 1808 mas ao ser ocupada Hamburgo pelas tropas napoleônicas Schroeder levou o plano à realidade para evitar ser absorvido pelo G.·. O.·. francês que queria criar com aquelas Lojas uma G.·. L.·. Provincial Hanseática.
- Fundada a G.·. L.·. da Grécia.
- O irmão Josiah Bowring, um pintor de retratos de Londres, iniciado na Loja Chichester em 1795, desenvolve um conjunto de painéis para o 3 primeiros graus. (Veja 1823).
Jul 04 - Fundação do Supremo Conselho do Grau 33 das Espanhas e das Índias, Madri, pelo Conde Grasse-Tilly, autorizado com patente do Sup.·. Cons.·. de Charleston. O primeiro Gr.·. Com.·. é Miguel José de Azanza. Este Sup.·. Cons.·. é o 4o em antigüidade.
Ago 11 - O G.·. O.·. da França censura a não admissão de judeus em Lojas estrangeiras e francesas como sendo uma prática intolerante e anti-maçônica.
Dez 11 - Fundada a G.·. L.·. do Distrito de Columbia (USA).
- Ata da sessão especial do G.·. O.·. da Itália em "celebração do nascimento do Príncipe de Roma, primogênito do Ilustre irmão Napoleão". Fonte: Revista Masónica de Chile Junho 1939).
1812- Jan 19 - As Cortes de Cadiz publicam uma real cédula proibindo a maçonaria na Espanha e seus domínios.
- San Martin e Alvear, patriotas argentinos, fundam em Buenos Aires a Loja Lautarina para trabalhar pela independência dos povos da América.
Abr 16 - Hans Christian Oersted, físico dinamarquês, é iniciado na Loja Friederich Zür Gerönten Hoffnung, Copenhagen.
Abr 18 - O irmão Oersted é exaltado.
Jun 13 - Fundada a G.·. L.·. de Louisiana (USA).
Jul 01 - Os patriotas venezuelanos fundam em Barcelona, Venezuela, a Loja Protetora das Virtudes Nº 1, continuadora do Triangulo que tinha sido fundado em 1810.
1813- Aproximadamente neste ano é criado o Rito de Misraim na Itália (Veja 1805) e introduzido na França pelos 3 irmãos Bedárride. O Rito compreende 90 graus, divididos em 4 séries: simbólica, filosófica, mística e cabalística. Escritores pensam que os irmão Bedárride eram simplesmente charlatões.
- Começa a aparecer em público a carbonaria italiana. (Veja 1797).
- Fundada na Bahia o primeiro G.·. O.·. do Brasil. Com as Lojas Virtude e Razão, Humanidade e União. Devido a Revolução de 1817 este Oriente e suas Lojas foram dissolvidas.
Jun 24 - Augustus Frederick Fitzgerald, Duque de Leinster, é eleito G.·. M.·. da Irlanda, cargo que exerceu por 61 anos consecutivos até sua morte.
Dez 07 - É instalada a Loja de Reconciliação com 18 irmãos, sendo 9 de cada G.·. L.·.; Samuel Hemming foi designada V.·. M.·..
Dez 27 - Fim da divisão em Inglaterra de Antigos e Modernos. As duas Grandes Lojas, cuja rivalidade perdera o objetivo doutrinário, se reconciliaram e fundiram. A nova Obediência assume o nome de G.·. L.·. Unida dos Antigos Franc-maçons da Inglaterra. O Tratado de Reconciliação é assinado no Palácio de Kensignton aproveitando a circunstância que as duas Grandes Lojas eram dirigidas por irmãos carnais: o Rei George III, Duque de Kent, como G.·. M.·. dos Antigos e o Duque de Sussex como G.·. M.·. dos Modernos. O G.·. M.·. dos Antigos era o Duque de Atholl que renunciou em favor do Duque de Kent, para facilitar a fusão. O maçom brasileiro Hipólito José da Costa, teve participação ativa, no processo, devido a sua estreita amizade com o Duque de Sussex; foi membro da Loja Promulgação e da Loja de Reconciliação. O irmão Hipólito foi nomeado também Secretário para Assuntos Estrangeiros e Presidente do Conselho de Finanças da G.·. L.·. de 1813 até a sua morte em 1823.
1814-Mar 04 - Maximiliano José, da Baviera, proíbe todas sa instituições secretas, excetuando a Maçonaria. (Fonte: Nicola Aslan, História da Maçonaria).
- Deixa de existir o Supr.·. Cons.·. da França, sendo reconstituído em 04/05/1821. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria)
- Entre os anos 1814 e 1816 é implantado, pelo espírito reformador de Frederico Louis Schrôder, G.·. M.·. da Loja de Hamburgo, o Rito Schrôder ou Alemão, com 3 graus azuis ou de São João. É um Rito de caráter simples, com belos símbolos que tinha começado anos atrás (Veja 1766).
- O prócer argentino San Martin funda em Buenos Aires, Argentina, outra Loja Lautarina, de caráter paramaçônica para trabalhar pela independência.
- Começa a trabalhar a Loja da Reconciliação, criada pela maçonaria inglesa para retornar a um sistema puro e aceito por antigos e modernos. Os trabalhos desta Loja continuaram até 1816 e receberam muitas críticas de parte dos antigos, mas a posição firme do G.·. M.·., o Duque de Sussex levou à G.·. L.·. Unida com segurança a través deste processo de reconciliação.
- A G.·. L.·. Unida da Inglaterra introduz o Ne Varietur na assinatura.
- A G.·. L.·. Unida da Inglaterra determina que o avental de Ap deve ser de pele de cordeiro, branco, forma retangular de 14" a 16" de largura e 12" a 14" de altura, cintas brancas e faldeta, terminando assim com a anarquia de modelos em uso. Estabelece-se também a obrigatoriedade de seu uso durante as sessões, junto com luvas brancas.
- O G.·. O.·. da Franca já conta com 1.219 Lojas.
- Fundado em Salerno um centro da Carbonaria italiana. Um de seus fundadores é o Marques Orazio de Atellis di San Angelo, maçom do Rito Escocês.
- O Papa Pio VII lança a Bula Sollicitudo Omnium contra os maçons e carbonários. Foi publicada pouco antes de ser autorizada a fundação da Companhia de Jesus. Como conseqüência desta Bula, é fechado o G.·. O.·. D'Itália. (Veja 1862).
Jul 01 - José Bonaparte e Cambacérès, respectivamente G.·. M.·. e G.·. M.·. Adj.·. do G.·. O.·. da França são destituídos de seus cargos.
Ago 15 - Édito do Cardeal Consalvi para os Estados Pontifícios, proíbe e condena a maçonaria.
- A maçonaria é cruelmente perseguida na Espanha ao re-ocupar o trono Fernando VII que a declara crime de Estado.
- Johann Wolfgang Goethe compõe o poema maçônico Symbolum para a iniciação de seu filho Auguste.
1815-Jan 02 - O Inquisidor Geral Francisco Mier e Campillo publica um Édito proibindo e condenando a maçonaria na Espanha. (Fonte: Pe. Benimelli).
Jan 13 - Em Verona, Itália, são proibidas as sociedades secretas, de acordo com as leis promulgadas na Áustria. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria)
Mar 15 - Napoleão desembarca em Cannes. Imediatamente, o G.·. O.·. da França, reinstala José Bonaparte e Cambacéres, respectivamente, nos cargos de G.·. M.·. e G.·. M.·. Adjunto, dos quais haviam sido destituídos em 1814.
- A G.·. L.·. Unida da Inglaterra publica sua Constituição. A obrigatoriedade I, relativa a Deus e a religião, termina com a ampla tolerância religiosa existente até agora. A G.·. L.·. Unida decidiu, ao mesmo tempo, trabalhar de acordo com o Rito dos Antigos, que haviam adquirido o hábito de chamar-se Maçons de Iorque. O Rito de Iorque, praticado não só na Inglaterra mas também na América do Norte, compõe-se dos 3 graus simbólicos aos que sobrepõe-se o de Royal Arch, que praticavam os antigos, intercalando-se entre eles os graus acessórios de Mark Master, Past Master, Most Excellent Master.
- Fundada a G.·. L.·. Astrea de Rússia por dissidentes da G.·. L.·. Diretorial que nada queriam saber de Altos Graus nem de Iluminados e Místicos, que trabalharam pela restauração das Ordens Militares com a ilusão de segredos de alquimia.
1816 - Criado o Rito dos Noaquitas Franceses.
- O Tenente-Geral Gomes Freire de Andrade é nomeado G.·. M.·. do G.·. O.·. Lusitano.
Mai 26 - Na Ata da Loja da Antigüidade Nº 178, Inglaterra, são estabelecidas as normas sobre avental e luvas (veja 1814).
Mai 20 à Jun 05 - As cerimônias recomendadas pela Loja de Reconciliação para os 3 graus são aprovadas pela G.·. L.·. Unida da Inglaterra. Meses depois a Loja de Reconciliação encerra suas atividades.
- A Loja Provincial de Pernambuco contava com as seguintes oficinas: Pernambuco do Oriente, Pernambuco do Ocidente, Guatimozín e Restauração e Patriotismo.
1817-Mar 12 - Fundada uma Loja Lautarina em Santiago, Chile; funcionava na rua Santo Domingo, 79.
Mar 12 - Fundado o Supremo Conselho do Reino dos Países Baixos. (Fonte: Éstudes maçonniques - Pierre Noel)
Mar 17 - Iniciado na Loja Maria dos Três Corações, Cristiano VII, Rei da Dinamarca.
- O G.·. O.·. da França declara irregular a Rito de Misraim.
- O primeiro G.·. M.·. da G.·. L.·. Unida da Inglaterra, Duque Augusto Frederico de Sussex, em Carta Constitutiva de uma Loja de Frankfurt, formada principalmente por judeus, expressa: "Inclinando-me rendidamente ante o G.·. A.·. D.·. U.·. e cumprindo as disposições da lei, não excluímos ninguém da nossa Ordem por causa da sua religião ou de sua maneira de honrar à Deus, qualquer que seja sua índole".
Jul 05 - Fuzilado o irmão General Lacy que dirigiu uma sublevação em Lisboa.
Out 17 - O marechal Beresford, em Portugal, manda soltar os maçons José Domingos de Serra e João Carlos Palmeiro, embora neste mesmo dia todos os outros maçons que estavam presos foram enforcados e queimados com alcatrão. (Fonte: Kurt Prober).
Dez 28 - Nos EEUU é formada a G.·. L.·. of the Ancient Freemasons of South Caroline.
- Samuel Christian Hanemann filia-se à Loja Minerva, em Lípsia.
1818 -Jan 26 - Fundada em Londres a Loja Perseverance, Loja de instrução para ensinar o novo Ritual após a fusão de Modernos e Antigos.
Mar 30 - Dom João VI assina alvará proibindo as sociedades secretas, alegando que essas Sociedades conspiravam contra seu governo, ao descobrir no próprio Paço, a existência de uma Loja denominada São João de Bragança.
Jul 25 - Fundada a G.·. L.·. de Mississipi (USA).
- Fundada a G.·. L.·. de Indiana (USA).
1819 --Sublevação de militares maçons em Valencia, Espanha, contra o absolutismo de Fernando VII. Todos foram fuzilados.
Jul 06 - Falece em Cleveland, Thomas Smith Webb, considerado o criador do atual Rito de York americano. (Fonte: Assis Carvalho).
Out 19 - Carta Constitutiva outorgada pelo Supremo Conselho da França ao Supremo Conselho da Inglaterra.
- Revisada a seção de Diplomas da Constituição da G.·. L.·. Unida da Inglaterra mudando de "opcional" para "automaticamente" a emissão de Diploma para cada novo membro.
1820 - Fundada a G.·. L.·. de Maine (USA).
- A Loja Harmony de Champlain, New York, exalta ao médico norte-americano William Beaumont, criador da Fisiologia.

1821- Surge na Espanha a organização dos Comuneros como movimento do mais exaltado caráter político e por este motivo enfrentou-se com o G.·. O.·. Foram conhecidos como os protestantes da Maçonaria. Logrou uma grande difusão alcançando a ter entre 40.000 à 60.000 membros, muitos de baixo nível social.
Abr 23 - Fundada a G.·. L.·. de Missouri (USA).
Jun 11 - Fundada a G.·. L.·. de Alabama (USA).
Set 13 - O Papa Pio VII lança a Bula Ecclesiam a Jesus Christo contra a carbonaria, considerada como uma nova condenação da maçonaria, esta de caráter indireto.
Set 18 - Movimento revolucionário em Madri, de comuneros e maçons para implantar a República.
1822 - Estabelecido o carbonarismo na Espanha.
- Congresso da Santa Aliança em Verona, onde o antigo ministro prussiano Haugwitz, ex-maçom, ataca à maçonaria culpando-a de ter como fim a Revolução Francesa e o assassinato dos reis. O Rei da Prússia Frederico Guilherme III emite uma posição favorável à maçonaria.
Mai 13 - O irmão Domingos Alves Branco Barreto Munis outorga a Dom Pedro I, em sessão maçônica, o título de Defensor Perpétuo do Brasil.
Jun 17 - Fundação do G.·. O.·. Brasílico, do Brasil, trabalhando no Rito Adoniramita, sendo seu primeiro G.·. M.·. o irmão José Bonifácio de Andrada e Silva. Na época existia a Loja Comércio e Artes e, para cumprir com o quesito de, no mínimo 3 Lojas funcionando para obter o reconhecimento como G.·. L .·.Gonçalves Ledo dividiu-a em 3 Lojas.
Ago 01 - Interdição da maçonaria na Rússia. (Fonte: Anuário do G.·.O.·.B.·. 1915)
Ago 02 - O G.·. M.·. do G.·. O.·. Brasílico propõe e é aprovado a iniciação de Dom Pedro D'Alcántara, Príncipe Regente do Brasil, cerimônia que é realizada a continuação na Loja Comércio e Artes. Dom Pedro adota o nome simbólico de Guatimozín.
Ago 05 - O G.·. O.·. do Brasil, em sessão extraordinária presidida pelo 1º G.·. V.·. Gonçalves Ledo, aprova que o irmão Guatimozín (D. Pedro I) seja exaltado à M.·. M.·., sendo conferido o dito grau pelo V.·. M.·. Manoel dos Santos Portugal da Loja Comércio e Artes Nº 1.
Ago 06 - O Czar Alexandre I estabelece a interdição da maçonaria na Rússia e na Finlândia, após o Congresso da Santa Aliança celebrado em Verona. Antes, ao assumir o trono, Alexandre I já proibira a maçonaria, mas em 1803, permitia as reuniões maçônicas, sendo que ele mesmo tinha sido iniciado. Mas, sob a influência da Igreja Ortodoxa e por inimigos do liberalismo, é que novamente proíbe a maçonaria.
Set 09 - Em sessão extraordinária do G.·. O.·. do Brasil presidida pelo 1º G.·. V.·. Gonçalves Ledo, no impedimento do G.·. M.·. Bonifácio Andrada, é exigida a proclamação da independência do Brasil e da Realeza Constitucional na pessoa do Príncipe Dom Pedro.
Set 14 - Dom Pedro I assume o cargo de G.·. M.·. do G.·. O.·. do Brasil.
Out 25 - Dom Pedro I, G.·. M.·. do G.·. O.·. do Brasil, em comunicação dirigida à Gonçalves Ledo, suspende os trabalhos maçônicos, aparentemente pelas discrepâncias políticas entre Gonçalves Ledo e José Bonifácio.
1823 - É iniciado em Santiago do Chile, Giovanni Maria Mastai Ferretti, futuro Papa Pio IX, na época Secretário do Núncio Apostólico.
Mai 25 - Fundado o G.·. O.·. de Haiti.
Mai 25 - Decreto do rei de Portugal suprime a Maçonaria em seu reino. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria).
- John Harris, pintor miniaturista inglês, que tinha sido iniciado em 1818, e que em 1821 produziu um conjunto de Painéis, apresenta ao G.·. M.·. da G.·. L.·. Unida da Inglaterra, Duque de Sussex, sua proposta de Painéis para os 3 graus simbólicos, e que teve grande sucesso.
1824 - Abr 21 - Fundação da G.·. L.·. e do Supr.·. Cons.·. do Grau 33 da República da Grande Colômbia. (Colômbia com Venezuela estavam unidas formando a Grande Colômbia, por tanto, os dois órgãos maçônicos regiam, também a maçonaria na Venezuela. A separação aconteceu em 1830).
Abr 30 - Dom Miguel, segundo filho de Dom João VI, lança uma proclamação em Portugal, com estas palavras: "Longa vida para o Rei! Longa vida para o catolicismo! Morte e destruição aos sacrílegos maçons livres".
Jun 24 - É consagrada a G.·. L.·. da Grande Colômbia, sendo seu primeiro G.·. M.·. Diego Bautista Urbaneja. Hoje esta G.·. L.·. obedece ao nome de G.·. L.·. da República de Venezuela.
Ago 01, Set 25, Out 09 - Fernando VII, rei da Espanha, renova decretos ordenando a dissolução da maçonaria e a perseguição dos maçons que, no prazo de 30 dias, não pedirem indulto. (Fonte: João Antunes em A Maçonaria Iniciática)
- Rendição de maçons e carbonários em Terife e Marbella, Espanha. São fuzilados vários conjurados.
Dez 08 - Na véspera da grande batalha de Ayacucho, Peru, que iria a decidir a liberdade dos países da América espanhola, vários oficiais dos exércitos patriota e espanhol reúnem-se em uma cerimônia maçônica. A Loja espanhola recebe a visita da Loja dos patriotas sul-americanos. Tenta-se uma solução para evitar o derramamento de sangue mas não existe acordo.
Dez 09 - Antes do início da batalha de Ayacucho, um maçom espanhol solicita permissão para que familiares e maçons que militavam nos diferentes exércitos, fossem autorizados a abraçar-se pela, que para muitos, seria a última vez.
1825 - Fev 25 - Em Madri, 50 estudantes são presos, por terem fundado uma Loja Maçônica. (Fonte: Anuário do G.·.O.·. B.·., 1915)
Mar 13 - O Papa Leão XIII lança a Bula Quo Graviora contra a maçonaria, carbonários e seita Universitária.
Mar 26 - O Papa Leão XIII proíbe "in totum" a obra Observações Pacifistas Sobre o Poder Eclesiástico, de Félix Torres Amat, Arzobispo de Palmyra e Bispo de Astorga, maçom. Na obra, o irmão Torres Amat ataca a infabilidade do Papa, defende a liberdade de imprensa e propõe variações na disciplina da Igreja na Espanha.
- Pese a ter sido eleito G.·. M.·. da maçonaria espanhola o Infante Francisco de Paula de Borbón, Fernando VII continua a perseguição em contra da maçonaria e 10 militares maçons são enforcados.
- Fundada a G.·. L.·. Nacional Mexicana.
1826 - Caso Morgan nos USA. William Morgan, que tinha pertencido a uma Loja maçônica anunciou a publicação de um livro com os segredos maçônicos. Para impedi-lo, alguns maçons cometem o gravíssimo erro de seqüestrá-lo. Mais tarde, é acusado de estelionato e, no caminho da prisão, perto das Cataratas do Niágara, desaparece, sendo acusada a maçonaria da sua morte, o que cria uma forte animosidade da opinião pública em contra da Ordem. Em 1831 aparece William Morgan em Esmirna; ele tinha escapado de seus guardiões.
- Sublevação maçônica na Espanha, denominada "dos Bazán". Fracassa e são fuzilados 6 militares.
- O Czar Nicolas I, sucessor de Alexandre III, confirma a interdição da maçonaria na Rússia, assustado pela revolta denominada "dos dezembristas" e que o Czar pensou ser de inspiração maçônica.
- Lançada pelo G.·. M.·. da maçonaria inglesa a pedra fundamental da Universidade de Londres.
Set 14 - Fundada a G.·. L.·. de Michigan (USA).
1827 - Jan 13 - Primeira Convenção do Partido Antimaçônico, em Seneca, NY, EEUU. (Fonte: Descartes S. Teixeira em Antimaçonaria)
- Fundado o G.·. O.·. Colombiano.
1828 - Fev 01 - O Conde de Espanha ordena o fuzilamento de 4 maçons.
Ago 01 - Proíbem-se na Espanha, sob pena de morte, as reuniões maçônicas.
Out 25 - O Congresso mexicano extingue a G.·. L.·. mexicana.
Nov 08 - Simon Bolívar decreta em Bogotá o fechamento de todas as associações secretas, incluindo a maçonaria, após ter sofrido atentado contra sua vida em 25 de Setembro. Existe uma confissão feita por Bolívar ao escritor maçônico Louis Peru de la Croix, oficial francês de seu exército, reconhecendo que, "por simples curiosidade, ingressou na maçonaria tendo recebido o grau de Mestre em Paris, mas afastou-se posteriormente, ao verificar que era uma associação ridícula formada por mentirosos e bobos úteis, enganados".
Nov 19 - O Conde de Espanha ordena o fuzilamento e posterior enforcamento do cadáver do Coronel Santos José Ortega, maçom.
Dez 07 - Fundada a G.·. L.·. de Viena.
1829 - Fev 26 - Seis maçons são fuzilados na Espanha.
- Gálvez, maçom, chefe do exército espanhol, é fuzilado em Barcelona por ordem de Fernando VII.
Mar 12 - Carta Patente do Supr.·. Cons.·. para os países Baixos, mais tarde denominado Supr.·. Cons.·. da Bélgica, autoriza Francisco Gê de Acaiaba e Montezuma a fundar um Supr.·. Cons.·. no Brasil.
Mai 21 ou 24 - O Papa Pio VIII lança a Bula Traditi Humilitate.
- Fundado o Sup.·. Cons.·. do grau 33 de Brasil.
1830 - Jan 30 - Na Polônia é decretado o fechamento de todas as Lojas acusadas de praticar política.
Fev 11 - Fundação do Supremo Conselho do Peru.
- Forma-se uma Junta de exilados espanhóis em Perpignan, dirigida pelo irmão Calatrava.
Jul 05 - É reinstalado o G.·. O.·. do Brasil, ocupando o cargo de G.·. M.·. José Bonifácio com a colaboração de Gonçalves Ledo. 82 dias depois a Loja de Gonçalves Ledo foi declarada irregular por José Bonifácio, já que sendo do Rito Escocês, Gonçalves Ledo recusava elevar ao grau 18 a vários partidários de José Bonifácio por ser procedentes de outro Rito, o Moderno.
Jun 23 - Johann Wolfgang Goethe, o maior escritor da Alemanha, celebra seu jubileu maçônico aos 81 anos de idade
Jul 09 - Fundada a G.·. L.·. de Florida (USA).
.
1831 - Abr 24 - É oficialmente instalado o G.·. O.·. Nacional Brasileiro, mais tarde conhecido como G.·. O.·. do Passeio (Fonte : Nicola Aslan)
Jun - Fundado o G.·. O.·. do Peru.
Ago 19 - Fundada na cidade de Porto Feliz a primeira Loja maçônica da então província de São Paulo, Brasil, sob o título distintivo de Inteligência, dependendo do G.·. O.·. Nacional Brasileiro, RJ. Filia-se em 1832 ao G.·. O.·. do Brasil. A Loja é conhecida hoje como Inteligência de Aratitaguaba. (Aratitaguaba é o primitivo nome de Porto Feliz).
Dez 11 - Fuzilados em Málaga, Espanha, um numeroso grupo de maçons, incluindo um oficial inglês.
1832 - Jul 14 - Dom Miguel chama às armas a toda a nação portuguesa em contra dos pedreiros, os iluminados, os maçons. No dia 30 Dom Miguel restabelece os direitos dos jesuítas expulsos pelo Marques de Pombal.
Ago 15 - O Papa Gregório XVI lança a Encíclica Mirare Vos, contra a liberalismo, especialmente a maçonaria. (Uma Encíclica é uma circular emitida pelo Papa, esclarecendo e orientando os fiéis sobre pontos da fé, doutrina e dogmas da Igreja).
Nov 12 - No Rio de Janeiro, é fundada a Loja Independência No 1, fundadora do Supremo Conselho Montezuma, no Largo da Ajuda; abateu colunas em 1838. (Fonte: Kurt Prober)
Nov 12 - O Supr.·. Cons.·. do Brasil torna-se regular por patente concedida pelo Supr.·. Cons.·. Confederado dos Países Baixos sendo instalado como Soberano Comendador Francisco Gê Acayaba, Visconde de Jequitinhonha (Montezuma). É independente do G.·. O.·..
1833 - Fev 25 - Um Tratado de União entre os Supremos Conselhos da França, New York e Brasil. (Fonte: Boletim do G.·.O.·.B.·., de 1904).
Jun 17 - Fundado o G.·. O.·. Colombiano.
- Fundado o G.·. O.·. da Bélgica.
- O Supr.·. Cons.·. do Brasil divide-se em dois facções: uma fiel ao Visconde de Jequitinhonha e outra unida ao G.·. O.·. e sob a direção de José Bonifácio. Este último Supr.·. Cons.·., por sua vez, sub-dividiu-se. ficando parte sob a presidência de Barreto Pedroso (que fora sucedido logo mais pelo Conde de Lajes) e parte sob Cândido Ladislau Japiassu.
1834 - Abr 24 - Maria Cristina, viúva de Fernando VII, Rainha Governadora da Espanha, anistia os maçons, podendo ocupar cargos públicos, mas continua a proibição de pertencer a seitas secretas.
Mai 22 - Iniciação de Guilherme I, Imperador da Alemanha.
- Primeiro Congresso Internacional dos SSup.·. CCon.·. do grau 33, reunidos em Paris para estabelecer uma Confederação, com participação dos seguintes SSup.·. CConsel.·.: França, Bélgica, Brasil e um Supr.·. Conselho Unido do Hemisfério Ocidental, que desapareceu posteriormente.

1835 - Fundada na localidade de Quincy, Illinois (USA), a primeira Loja sob o nome distintivo de Bodley e que existe até hoje sob o número 01.
Out 05 - Francisco G. Acaiaba Montezuma, Sob.·. G.·. Com.·. desde praticamente 1831, é demitido por desonestidade. Montezuma era baiano, participou das lutas políticas de 1821 e 22 no Recôncavo Baiano, foi exilado na Europa, recebeu uma autorização do Supr.·. Cons.·. dos Países Baixos para estabelecer o Sup.·. Cons.·. no Brasil. No seu cargo mostrou-se autoritário e cometeu atos desonestos na administração do Supr.·. Cons.·..
Out 15 - Francisco Tadeu Calomarda, Ministro da Justiça da Espanha, ordena às autoridades espanholas que enforquem, dentro de 3 dias, todos os que forem presos dentro de uma Loja, e qualquer outro que for presos em outro lugar, se ele fosse portador de símbolos ou emblemas maçônicos. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria)
1836 - Revolução na Espanha, com a participação de vários maçons, e conhecido como "a sargentada".
Nov 10 - Nasce Robert Freke Gould, historiador maçônico inglês; morre em 1915. Foi um dos fundadores da Quator Coronati, a 1a Loja de Pesquisas Maçônicas no mundo :
1837 - Giuseppe Garibaldi, ao chegar à Rio de Janeiro, filia-se a uma Loja irregular de nome Asilo ou Refugio da Virtude. (Outra data : 1844)
- O irmão Japiassu, expulso do Sup.·. Cons.·. por Antônio Carlos, irmão carnal de José Bonifácio, e que tinha sucedido a Montezuma, funda outro Supr Cons no Brasil.
Nov 22 - Fundada em Niterói, a Loja Sabedoria e Beneficência, a primeira Loja no Rito Adonhiramita, que abateria colunas em 1850. (Fonte: Kurt Prober em "A Bigorna")
1838 - Jan - Fundada a G.·. L.·. de Texas (USA).
- Fundada a G.·. L.·. de Arkansas (USA).
- Marconis de Nêgre constitui o Rito de Memphis que pretende continuar todas as iniciações antigas, reconhecendo nos Templários seus fundadores imediatos. Compõe-se de 92 graus, além dos 3 graus simbólicos.
- As facções do Supr.·. Cons.·. do Brasil dirigidas por Japiassu e pelo Conde de Lajes, reunem-se e aliam-se ao G.·. O.·. permanecendo, porem, independente o grupo de Montezuma. Posteriormente houve mais algumas cisões e uniões de pouca duração e de secundária importância.
1839 - Na Loja Fidelidade Germânica, de Nüremberg, sob o Nº 13.715 foi arquivada uma credencial outorgada ao irmão Giovanni Mastai Ferreti, futuro Pio IX, pela Loja Eterna Corrente, de Palermo.
1840 - Abr 06 - Fundada a G.·. L.·. de Illinois (USA).
- Iniciação do Príncipe alemão que mais tarde seria o Imperador Guilherme I. Na mesma sessão foi promovido ao grau de M.·. M.·. e declarou-se Protetor da Ordem.
- O G.·. O.·. de Portugal solicita licencia ao Supr.·. Cons.·. do Brasil para estabelecer o Supr.·. Cons.·..
1841 - Jun 30 - É iniciado Luiz Alves de Lima e Silva, futuro Duque de Caxias, na Loja São Pedro de Alcântara, filiada ao Supr.·. Cons.·. do G.·. O.·. brasileiro (do Passeio), do qual seu chefe e amigo, Tenente General João Vieira de Carvalho, Conde de Lajes, era Sob.·. G.·. Com.·.. O V.·. M.·. da Loja era Thomas José Pinto de Serqueira.
Set 18 - É iniciado o compositor húngaro Franz Von Lizt na Loja Zür Einigkeit (Igualdade) de Frankfurt.
- Nasce William J. Hughan, investigador maçônico inglês; morre em 1911.
1842 – Fev 28 - Fundação, pela G.·. L.·. Unida de Inglaterra do The Royal Masonic Benevolent Institution.
Mar 15 - O G.·. M.·. Jonas da G.·. L.·. de Illinois, USA, fornece Carta Provisória para fundação de uma Loja por irmãos mórmons na Vila do Comércio, rebatizada como Nauvoo.
Out 15 - É fundada a primeira Loja por irmãos mórmons em Nauvoo, Illinois. Posteriormente foram criadas mais 5 Lojas por mórmons mas se afastaram dos rituais cometendo várias irregularidades, iniciando maçons aos milhares, não reconhecendo a autoridade da G.·. L.·., etc (veja 1844)
- Fundado o Supr Cons de Portugal. Para tais efeitos, António de Costa Cabral é elevado ao grau 33. O processo é executado conforme a Constituição de 1786.
1843 - - Brasil reconhece o Supr.·. Cons.·. de Portugal.
- Fundado o Supr.·. Cons.·. do grau 33 de Inglaterra.
- Convenção de Baltimore para reformar os rituais, mas não teve resultado positivo.
Dez 18 - Fundada a G.·. L.·. de Wisconsin (USA).
1844 - - Depois de um motim popular, onde dirigentes dos mórmons foram assassinados em Illinois, a seita muda para Utah, onde erguem Salt Lake City e renunciam a sua condição de maçons, passando a ser uma das poucas entidades religiosas que até hoje mantém uma posição anti-maçônica
- Fundada a G.·. L.·. Alpina de Suíça, em Zürich, que teve o caráter de uma união de Lojas, já que elas tiveram a liberdade de adotar qualquer ritual. Eleito G.·. M.·. o historiador Jacob Oetinger.
- Fundada a G.·. L.·. de Iowa (USA).
- Giuseppe Garibaldi filia-se a uma Loja regular do G.·. O.·. do Uruguai, de nome Les Amies de la Patrie.
- A Loja Royal Sussex Nº 735 recebe autorização da G.·. L.·. Unida da Inglaterra para reunir-se em Kwantung, Canton.
1845 - Jan 21 - É iniciado em Paris, na Loja La Clementine Amitié, o índio brasileiro Manoel Makoukouik, que o cientista francês Porte levara para a Franca. (Fonte: Rev A Trolha).
Mar 25 - O Parlamento inglês, sob inspiração maçônica, aprova uma lei que determina que todo navio brasileiro que transportasse escravos poderia ser apressado pelos navios ingleses.
Dez 03 - O G.·. M.·. da G.·. L.·. Unida da Inglaterra denuncia que alguns maçons ingleses que professam o judaísmo, foram proibidos de ser admitidos como visitantes numa Loja de Berlim, jurisdicionado à G L. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of Freemasonry).
- Fundado o Supr.·. Cons.·. de Inglaterra e Gales com carta Patente da Jurisdição Norte de USA. O primeiro Gr.·. Comendador é Robert Thomas Crucefix, médico.
- John Harris (veja 1923) é invitado, com outros artistas maçons, para submeter desenhos de Painéis para a Loja Emulation de Melhoramento. Os desenhos de Harris foram aceitos.

1846 – Fundado o Supr.·. Cons.·. de Escócia.
- O Conde de Caxias, futuro Duque de Caxias, é elevado ao grau 33.
Abr 03 - O G.·. O.·. da França protesta e denuncia que Lojas prussianas recusam receber como visitantes irmãos franceses e judeus. Instrui seus representantes na G.·. L.·. de Berlim que procurem alterar os estatutos desses Corpos mas, ao mesmo tempo recomenda às Lojas francesas que se abstenham de represálias.
Abr 11 - Iniciação de James Cunningham Batchelor, nascido em Quebec. Ele iria ser por 24 anos consecutivos Gr.·. Secr.·. da G.·. L.·. de Louisiana e foi também Gr.·. Com.·. da Jurisdição Sul de USA.
Jul 02 - O Santo Ofício, em Roma, decreta a proibição do livro "História da Maçonaria".
Nov 09 - O Papa Pio IX lança a Encíclica Qui Pluribus contra a maçonaria, sendo esta a primeira de 8 encíclicas e alocuções deste Papa em contra da Ordem.
1847 - Jan 08 - É iniciado Joseph Proudhom, político e filósofo francês, na Loja Sincérité, Parfait Union et Constante Amitié Réunies, no Oriente de Besancon.
Jan 15 -É iniciado Benito Juárez, futuro Presidente de México, na Loja Independência Nº 2, Cidade de México.
Fev 06 - O padre Fortunato Gonçalves Pereira, então Mestre de Cerimônias da Igreja da Sé, São Paulo, é iniciado na Loja Amizade, da qual foi, V.·. M.·. por três vezes. (Fonte: J. Castellani)
Mar 20 - O Conde de Caxias abandona a sede da rua do Conde, no Rio de Janeiro, onde funcionava o G.·. O.·. Brasileiro, declarando-se independente, sendo empossado no cargo de Sob.·. G.·. Com.·. do mui Pod.·. Cons.·. do R.·.E.·.A.·.A.·. do G.·. O.·. Brasileiro, título adquirido na união de 1842 e que o G.·. O.·. do Passeio, ao fundar o Supr.·. Cons.·. irregular, não declarou extinto. Este novo G.·. O.·. denominado G.·. O.·. de Caxias, foi composto primeiro com as Lojas 23 de Julho e 2 de Dezembro, às quais se juntaram, logo depois, a União Escocesa, 24 de Junho, São Gabriel e Triunfo do Brasil. A Potência mais forte da época era o G.·. O.·. do Brasil dirigido pelo Tenente-Coronel António Francisco de Paulo Holanda Cavalcanti, Visconde Albuquerque, reeleito desde 1837.
1848 - O Sup.·. Cons.·. (Brasil) dirigido pelo Visconde de Jequitinhonha une-se com outro Sup.·. Cons.·. fundado pelo Comodoro David Jewett, norte-americano e oficial da marinha brasileira, que tinha obtido autorização do Supr.·. Cons.·. dos USA, Jurisdição Norte, e que foi dado na ignorância da Carta Patente dos Países Baixos dada à Jequitinhonha. (Fonte: Manifesto de Mario Behring, Dez 15 de 1927).
Dez 07 - É iniciado Oscar II, rei de Suécia e Noruega.
1849 - Abr 20 - O Papa Pio IX lança a alocução Quibus Quantisque Malis contra a maçonaria.
Dez 08 - O Papa Pio IX lança a Encíclica Nostris et Nobiscum contra a maçonaria.
- O G.·. O.·. da França adota nova constituição na qual declara que a "maçonaria é uma instituição eminentemente filantrópica, filosófica e progressista, que tem como fundamento a crença em Deus e na imortalidade da alma".
Jul 17 - O Conde de Caxias encarrega à João Fernandes Tavares de tratar com o senador Araújo Viana da fusão do G.·. O.·. Caxias com o G.·. O.·. do Brasil. Documento neste sentido encontra-se na Biblioteca-Muséu do G.·. O.·. do Brasil e está assinado pelo Conde de Caxias e pelo Secretário do Sacro Império, António José de Araújo. (Fonte: Revista A Verdade, Mar/Abr 1987).
1850 - O Ministro da Justiça do Brasil, o maçom Euzébio de Queiroz Coutinho Matoso da Câmara, apresenta uma lei extinguindo o tráfico de escravos sendo aprovada à 4 de Setembro de 1850.
- Fundada a G.·. L.·. de Califórnia (USA). Hoje esta G.·. L.·. inclui as Lojas de Hawai.
Jul ou Ago 07 - Maçons franceses residentes em Valparaíso, Chile, fundam a primeira Loja maçônica no país, sob o nome de L'Étoile du Pacifique, com carta Constitutiva do G.·. O.·. da França. O decreto está datado em 12 de Novembro de 1851.
- Giuseppe Garibaldi filia-se à Loja Tompkins Nº 471 de New York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário