quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ARISTÓTELES & MAÇONARIA


Os rituais maçônicos proporcionam uma verdadeira viagem a importantes conceitos filosóficos e suas evoluções, principalmente no que tange à Grécia Antiga, cerne não somente da arquitetura presente nos rituais maçônicos, mas também de seu arcabouço filosófico.
A filosofia aristotélica é, sem sombra de dúvidas, a mais privilegiada, principal alicerce da estrutura filosófica contida nos ritos maçônicos, em especial os de origem latina. Tratemos de compreender os traços aristotélicos adotados pela Maçonaria Especulativa:
Esotérico e Exotérico: Aristóteles dividia suas palestras em dois tipos, os esotéricos, realizados pela manhã e restrito ao seu círculo interno de alunos, e os exotéricos, realizados pela tarde e destinados ao público em geral. Tais termos são amplamente utilizados nos ritos maçônicos latinos em referência ao que o maçom aprende em Loja (esotérico) e o reflexo desse aprendizado em sua vida pública (exotérico).
Dialética Aristotélica: trata-se de método de diálogo baseado na contradição de ideias iniciais com objetivo de esclarecimento e geração de novas conclusões. Sua estrutura é baseada na tese, antítese e síntese. A tese é uma afirmação inicial, a antítese é um questionamento à tese, o que então gera uma síntese, que é uma nova tese, porém mais correta. Os rituais maçônicos e até suas instruções foram construídos com base no diálogo e na dialética aristotélica. Um exemplo claro é: “- O que é a Maçonaria? – Uma instituição que tem por objetivo tornar feliz a Humanidade… – Ela é regional? – Não. Ela é universal e suas oficinas…” O conceito inicial de Maçonaria, após um questionamento, tornou-se mais completo.
Sete Artes Liberais: Na Academia de Platão, Aristóteles aprofundou seus conhecimentos sobre Geometria, Dialética (endógena), Aritmética e Retórica. Já em sua própria escola, o Liceu, Aristóteles desenvolveu sua Dialética, promovendo também estudos sobre Astronomia (Terra e Universo, explicação das fases da lua e dos eclipses), Música (na obra “A Política”), Retórica (gêneros retóricos) e Gramática (criação das categorias gramaticais), formando assim a base do que ficou popularizado na Idade Média como as Sete Artes Liberais. Na Idade Moderna, essas Sete Artes Liberais eram tidas como as disciplinas básicas para a formação de um homem livre, conceito esse também adotado pela Maçonaria e abordado principalmente no grau de Companheiro Maçom.
Globo Terrestre e Celeste: Aristóteles é autor da teoria de que a Terra e o Universo são esféricos. Em muitos ritos maçônicos, têm-se os globos terrestre e celeste encimando as colunas, numa clara alusão à astronomia aristotélica.
Virtudes e Vícios: O termo maçônico “levantar templos à virtude e cavar masmorras ao vício” reflete os conceitos da ética aristotélica, defendidas na obra “Ética a Nicômaco”. Quando os rituais maçônicos tratam do combate à ignorância, a intolerância, os preconceitos e o fanatismo, trata-se de vícios opostos das virtudes chamadas por Aristóteles de “virtudes intelectuais” que seriam superiores às “virtudes morais”, pois são adquiridas pelo ensino e baseadas na razão. Da mesma forma, o termo “vencer minhas paixões” refere-se ao raciocínio de Aristóteles de que mesmo uma virtude moral, se refém das paixões, tende à deficiência ou ao excesso, tornando-se assim um vício.
Esses são apenas alguns dos vários traços do pensamento aristotélico que podem ser encontrados na Maçonaria Especulativa a qual não se conteve apenas com as Ordens de Arquitetura da Grécia Antiga, resgatando também o que havia de melhor no mundo grego: sua filosofia. A intenção aqui logicamente não foi de abordar o tema em sua magnitude, mas de servir como um simples facho de luz a chamar a atenção de cada maçom para a importância de se estudar a filosofia contida em nossa instituição, buscando assim o aperfeiçoamento que a Sublime Ordem se dispõe a nos proporcionar. Por sinal, o facho de luz também foi objeto de estudo de Aristóteles.
www.noesquadro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário