quarta-feira, 1 de agosto de 2012

DESAGULIERS


É incrível como a maioria maciça dos maçons brasileiros simplesmente não sabe quem foi Desaguliers. Esta é apenas mais uma prova de como a literatura maçônica brasileira é limitada, fraca e, em muitos casos, pouco confiável.
Quem foi Desaguliers? Ninguém muito importante… apenas é considerado como o pai da Maçonaria Especulativa Moderna!
Nascido em 12/03/1683, em Rochelle, França, Desaguliers era protestante e sua família teve que se exilar na Inglaterra quando ele ainda era criança. Foi educado em Oxford, onde se formou filósofo experimental e alcançou o grau de Doutor pela Universidade de Oxford. Desaguliers era amigo de Isaac Newton e suas palestras como filósofo promoveram seu ingresso na famosa Real Society.
Em 1719 Desaguliers se tornou o terceiro Grão-Mestre da então Grande Loja da Inglaterra e logo vários antigos maçons “adormecidos” retornaram às Lojas e muitos nobres foram iniciados. A primeira Constituição de Anderson teve não somente a supervisão bem como grande influência dele. Com o intuito de fortalecer a instituição, Desaguliers iniciou a mudança para que o Grão-Mestre passasse a ser um nobre, tendo ele sido o último “plebeu” a ocupar tal cargo. Os três sucessores seguintes o tiveram como Adjunto, garantindo a continuidade de seu bom trabalho de consolidação da Maçonaria Inglesa.
Desaguliers criou o que hoje praticamente toda a Grande Loja do mundo tem: o Fundo de Assistência Maçônica. E alguns anos depois, foi pelas mãos dele que o Príncipe de Gales foi iniciado na Maçonaria. Desaguliers assumiu uma pequena instituição formada por quatro Lojas de “taverna” e a transformou na instituição que viria a influenciar na independência e na consolidação da democracia de vários países no mundo inteiro, hoje presente e ativa em todo o mundo livre.
Enfim, ter sido alvo da atenção de Dr. Oliver e Albert Mackey em algumas de suas obras e ser considerado por esses como o pai da Maçonaria Especulativa Moderna não é um exagero.

Fonte: www.noesquadro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário