sábado, 28 de julho de 2012

A MAÇONARIA E OS TEMPLÁRIOS (parte II)


A CAPELA ROSSLYN

A Capela Rosslyn foi construída por Sir William St Clair, Conde de Okney. Ele foi descendente direto de Sir William de St Clair, o ultimo Mestre de Templo da Escócia, que morreu levando o coração de um rei morto(Robert de Bruce) na ultima Cruzada para Jerusalém.

                                  
Foto 1 – A Capela Rosslyn situada nas
            proximidades da cidade de Edimburgo


Sir William St Clair, o construtor da Capela, é também ancestral direto do primeiro Grão mestre da Maçonaria escocesa, também chamado de William St Clair (Sinclair) e está enterrado em Rosslyn(foto 2 )


Foto 2 - O túmulo do templário Sir William St Clair, preservado    em Rosslin



PONTOS DE LIGAÇÃO COM A MAÇONARIA.

O Dr. Lomas  afirma que a capela de Rosllyn é um importante elo de ligação entre a maçonaria  e os Templários. Para corroborar esta afirmativa,  explica o seguinte: 


  1. Rosslyn estabelece uma ligação entre um Templo judeu, os cavaleiros templários e a Maçonaria.
  2. A planta baixa de Rosslyn é uma copia do Templo de Herodes e a parte construída  sobre o terreno é uma réplica da arquitetura Herodiana de Jerusalém.
  3. Rosslyn contem o documento mais antigo que mostra uma cerimônia do primeiro grau, parecida com a atual, sendo conduzida por um cavaleiro templário.





Peça entalhada em pedra mostrando uma cerimônia do primeiro grau da maçonaria -  Na capela de Roslyn, parte inferior da janela frontal,  canto  sudeste, existe um entalhe que parece mostrar parte da cerimônia de admissão ao  primeiro grau da Maçonaria (ver foto 2).



              Foto 3 – Esta foto mostra a peça entalhada que se encontra
               na capela Rosllyn

Este entalhe, produzido por volta de 1440-50,  mostra 07 pontos distintos de similaridade com  o  Primeiro Grau da Maçonaria de hoje. Antes de ser entalhado na pedra, foi entalhado na madeira e depois conferido. Isto significa que a obra tinha as características originais desejadas.




      É APENAS UMA COINCIDÊNCIA?
Muitos artigos publicados por autores maçônicos sugerem que a ligação entre a Maçonaria e os Templários mostrada nesta escultura, é apenas uma coincidência.  A figura mostra um homem ajoelhado entre duas colunas. Ele esta de olhos vendados e tem uma corda com um laço corrediço ao redor do pescoço. Seus pés estão numa posição estranha e não natural, e em sua mão esquerda está um exemplar da bíblia. O final do laço em volta de seu pescoço está sendo controlado por um homem que esta usando um manto, à moda dos templários. 

Para aqueles que não conhecem nossas posturas dentro de loja, para trabalhar no primeiro grau, explicamos que quando alguém está sendo admitido na Maçonaria, este alguém é chamado de candidato. Os homens são admitidos em lojas de homens e as mulheres em lojas de mulheres. Para ser admitido, o candidato deverá estar  vestido uma maneira bem diferente do convencional, ou seja, deverá estar usando uma camisa branca  dobrada para trás, deixando parte de seu corpo descoberto. Seus olhos são vendados e ao redor de seu pescoço vai uma corda com um laço corrediço como se fosse ser enforcado.


Análise detalhada da peça entalhada em pedra - A escultura de Rosslyn mostra algumas  características  que a identificam como sendo maçônica.  A seguir um desenho mostrando as principais características da mesma.


                                              

              Figura 3 - Desenho mostrando as principais características
              da estatua.

O que perturba alguns autores ingleses, ironiza do Dr. Lomas, é que a escultura foi entalhada 570 anos antes, ou seja,  270 anos antes da  fundação da Grande Loja Unida da Inglaterra.  Quando esta informação foi divulgada houve grande desconforto entre os membros da maçonaria inglesa.
  Vários artigos foram escritos por escritores maçônicos  apoiando o ponto de vista que sustenta que os pontos  de ligação estão  na escultura por mera coincidência.  Contudo, a afirmação deles de que se trata de coincidência pode ser avaliada pelo Teste de Hipótese. Para confirmar ou rejeitar o ponto de vista dos autores que acham que se trata de mera coincidência,  o Dr. Lomas realizou o teste da Hipóte Nula:


O TESTE DA HIPÓTESE NULA

Existem 07 pontos de concordância entre a peça entalhada e a cerimônia de admissão ao primeiro grau da maçonaria de hoje. São eles:

1-      Um dos homens está com os olhos vendados. Isto não é comum nas estátuas medievais, sendo que a estátua da justiça é o único exemplo conhecido. Não existe outra figura com os olhos vendados em Rosslyn.
2-      Sobre o homem ajoelhado: isto é comum nas estatuas/figuras medievais e existem outras figuras ajoelhadas em Rosslyn.
3-      Sobre o homem que está  segurando uma bíblia em sua mão esquerda:  existem alguns entalhes mostrando figuras segurando livros ou pergaminhos nas mãos em Rosslyn.
4-      Sobre o homem tem uma corda ao redor do pescoço: existem poucas figuras conhecidas, no período estudado, com uma corda enlaçada ao redor do pescoço.  A mais conhecida é uma estatua chamada The Dying Gaul. Existe uma outra em Rosslyn que tem um laço ao redor do pescoço. Trata-se da figura de um homem sendo enforcado, que representa o anjo Shemhazai cujos pecados obrigaram Deus provocar o Dilúvio. Tal figura mostra o anjo Shimenzai com muito medo de olhar Deus face a face, e por isto, mostra sua cabeça virada para uma direção contrária de onde se localiza a figura de Deus. Shimenzai está representado com um laço ao redor do pescoço, mas em Rosslyn não existe outra figura assim representada.



5-      Um dos homens tem seus pés numa posição que é ainda usada pelos candidatos à iniciação na maçonaria de  hoje. Esta é uma posição pouco comum e não existe outra figura em Rosslyn nesta posição.

6-      A cerimonia esta sendo realizada entre duas colunas, exatamente como é feito na maçonaria de hoje.

7-      O laço está sendo controlado por um homem claramente vestido à moda dos Templários. Existem muitos outros símbolos e imagens dos Templários entalhados em Rosslyn.

Assim, qual é a probabilidade  de que todos estes fatores estejam juntos por coincidência?

Adotamos a Hipótese Nula. Admitimos  que os fatores que ligam os Templários a Maçonaria estavam juntos na peça entalhada por  coincidência, e então aplicamos o Teste de probabilidade para testar a viabilidade desta idéia.


AVALIAÇÃO DAS PROBABILIDADES

1-      A probabilidade de que o homem esteja vendado por acaso é 0,5,  pois, ele poderia estar vendado ou não. Este é o pior  caso de probabilidade que dá a Hipótese Nula a melhor chance de sucesso, uma vez que não existe outra figura com os olhos vendados em Rosslyn.
2-      A probabilidade de o homem estar ajoelhado por acaso é 0,5, uma vez que, novamente,  ele poderia estar ajoelhado ou não
3-      A probabilidade de que o homem esteja segurando uma bíblia por acaso é 0,5, pois, ele poderia estar segurando uma bíblia ou não.
4-      A probabilidade de o homem ter uma corda ao redor do pescoço é 0,5, ainda que exista somente uma figura com os olhos vendados em Rosslyn. Novamente estou dando a Hipótese nula a melhor chance de ocorrer por acaso.
5-      A probabilidade que o homem esteja com pés numa postura maçônica (somente nesta posição o candidato pode ser feito maçon) é de 0,5, porque ele poderia estar nesta posição ou não. Nenhuma outra figura em Rosslyn mantém os pés nesta estranha  posição,(à moda dos maçons), de modo que novamente concedemos á Hipótese nula, o beneficio da dúvida. 
6-      A probabilidade  de a cerimônia ter ocorrido entre duas colunas é de 0,5, porque a  alternativa seria não realizá-la entre colunas.
7-      A probabilidade de que um Templário esteja controlando o laço ao redor do pescoço do  homem é 0,5; isto é mais uma generosidade com relação á Hipótese Nula, porque o laço poderia estar frouxo ou sendo controlado por uma outra pessoa que não fosse um templário. Na moderna cerimônia maçônica de iniciação o laço é controlado pelo segundo diácono enquanto o candidato faz o juramento com a mão sobre a bíblia.

Agora precisamos considerar a possibilidade de que todas estas 07 probabilidades tenham ocorrido ao mesmo tempo. Para achar a probabilidade composta devemos  multiplicar todas as probabilidades mencionadas uma pelas outras. Ou seja:

(0,5)x(0,5)x(0,5)x(0,5)x(0,5)x(0,5)x(0,5)  = 0,0078   

Portanto, existe somente 8 chances em 1000 de que os elementos de ligação entre a Maçonaria e os Templários (na pessoa de Sir William St Clair) tenham sido colocadas na peça entalhada, por acaso. Isto significa pelo menos 95% de confiança num universo de 20 dados e pelo menos 99% num de 100. Existe somente uma chance em 128 de que tais elementos de ligação tenham ocorrido por acaso.


CONCLUSÕES

1- Por causa destas evidencias, recusa-se a Hipótese Nula., e reafirma-se que Sir William foi ligado à Maçonaria em 1440 e que esta ligação envolvia os Templários.

2- Foi significativa a contribuição dos templários para elaboração do atual processo de iniciação adotado pela maçonaria, conforme pode ser visto na figura 3 e foto 3.

Bibliografia

1-    Palestra proferida pôr Dr Robert Lomas da Universidade de Bradford, em 25/08/00, na 5a Conferência Internacional de Great Priores, na cidade Stirling, Escócia.
2-    Site Oficial da Ordem dos Templários no Brasil
3-    Site Delphos dos Templários argentinos.
4-    CHAPEL, Rosslyn. Disponível em HTTP//WWW.rosslynchapel.org.uk/
5-    Doe Maçonnike Encyclopedie Zookt. Disponível em HTTP//dancing.org/booksmackey/HMAP-1/Hmac-11htm
6-    Montagnac, Elise de – Historia dos Cavaleiros Templários e os pretendentes de sua sucessão seguida da história das Ordens de Cristo e de Montosa. São Paulo. Madras 
7-    RALLS, Karen – Os Templários e o Graal. Rio de Janeiro. Madras

Nenhum comentário:

Postar um comentário