sexta-feira, 19 de outubro de 2012

DEMOLAY MAÇOM ou MAÇOM DEMOLAY


Um estudo feito após a fundação e nos primeiros tempos da Ordem DeMolay revelou uma dúvida em alguns Maçons: se a Ordem foi sempre de inspiração Maçônica.
Aparentemente esta era a intenção e o fervente desejo do fundador Frank Sherman Land.
Desde o início, com o apoio da Maçonaria em Missouri EUA, os líderes Maçons davam assistência ao crescimento e desenvolvimento da nova organização que florescia.
Alguns anos mais tarde já eram freqüentes se escutar na Maçonaria Americana que “DeMolay”, foi a primeira nova grande idéia tida pela maçonaria em 200 anos.
Durante muitos anos de história da Ordem DeMolay, a instituição e seus líderes foram muito cuidadosos para não apresentarem a Ordem DeMolay como Organização Maçônica Juvenil, mais sim uma organização sob o patrocínio da Maçonaria, apesar do público em geral identificá-la como tal, e muitos dirigentes da Maçonaria referir-se à Ordem como o futuro da Maçonaria.
Desde o início os membros da Ordem DeMolay eram recrutados entre os filhos de Maçons e seus amigos. Somente Maçons podem servir como Consultores e DeMolay Sênior, nos vários Capítulos e somente organizações Maçônicas podem patrocinar Capítulos da Ordem DeMolay.
“Um membro da Ordem DeMolay iniciado também na Maçonaria pode encontrar ainda no Grau de Aprendiz um dilema muitas vezes perturbador, certa crise de identidade, onde surge a seguinte questão:
- “Sou um DeMolay Maçom ou um Maçom Demolay?
Para encontrar a resposta para tal questão é preciso conhecer a si mesmo e voltar a mente ao passado, ainda na sua primeira iniciação, quando conheceu a Ordem DeMolay, onde, a partir daí caminhar simbolicamente a luz em um Capítulo DeMolay, também é necessário conhecer as origens da Ordem DeMolay e entender que as duas Ordens tem uma relação de pai e filho.
O termo “pai e filho” são usados neste caso para evidenciar as raízes na Maçonaria, começando pelo fato de o fundador da Ordem DeMolay ter sido um maçom norte americano chamado Frank Sherman Land e o responsável pela elaboração do primeiro ritual outro maçom de nome Frank Arthur Marshal que escreveu o primeiro ritual DeMolay com base no Rito de York e a partir daí já se pode concluir a primeira semelhança entre DeMolay e Maçonaria.
Além disso, a própria organização, simbolismo e filosofia dos DeMolays é fruto da colaboração e compartilhamento de ideais maçônicos.
Com todas essas semelhanças entre as duas Ordens e com a presença de Maçons em reuniões DeMolay é inegável que os jovens DeMolays comecem a se interessar por suas origens ligadas à Maçonaria e partir daí comecem a ter um grande interesse e admiração por sua Ordem Criadora, partindo para pesquisas até o limite do possível para um não iniciado e muitas vezes culminando com sua iniciação numa Loja Maçônica.
Nesse ponto pode-se começar a concluir que com tantas semelhanças e uma rica herança maçônica “escondida” nos graus simbólicos e filosóficos da Ordem DeMolay; não torna o DeMolay iniciado na Maçonaria um estranho no ninho e sim, um igual, alguém que passou por um tipo de preparação e que adentra à Loja, mas de mente aberta na ocasião da iniciação, para a partir daí conduzir sua caminhada como Aprendiz Maçom e não mais apenas como um DeMolay, porém as lições aprendidas quando se carregou a coroa da juventude jamais são esquecidas e só fazem enriquecer o caráter do iniciado.
Não se trata de ser mais Maçom, ou mais DeMolay; qualquer iniciação deixa uma marca e tem sua importância se o iniciado realmente abraça a causa e tem a mente aberta, do contrário não seria uma iniciação, portando, cada iniciação tem seu valor e não deve ser subestimada e sim respeitada e aproveitada em todos os seus aspectos benéficos ao aperfeiçoamento do ser humano.

Fonte: www.obreirosdeiraja.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário