sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Conceito de Ética



Ética


  Ética estuda as atitudes morais de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, identificando o comportamento humano dos indivíduos como correto ou incorreto, de acordo os valores e crenças de cada época. Vivemos no atual momento uma crise de valores, que geram uma ansiedade em busca de respostas do sentido da vida e do papel de cada um na coletividade. Já em 1914 Ruy Barbosa discursava:   
  “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.
   O tema ganha importância para uma reflexão sobre a conduta das pessoas e seus valores, a busca humana pelas melhores formas de agir, viver e conviver. A ação humana é fruto de uma escolha entre o certo e o errado, e entre o que é bom e o que é mau. Desde a sua origem, o homem precisou viver em grupos, criando modelos de comportamento como justiça, honestidade, responsabilidade, lealdade e respeito de acordo com os valores estabelecidos na sua cultura e na sua época.
   A ética se caracteriza como estudo das ações individuais dos homens, cuja finalidade consiste em elaborar uma orientação normativa para essas ações, sempre fundamentadas para o bem. As reflexões da ética compreendem tanto aspectos da vida pública (como o direito, o poder e a política) quanto da vida privada, e são elas que determinam o modo como cada um convive consigo próprio e com os outros. As respostas filosóficas para as questões éticas variam no tempo e no espaço, e ainda apresentam uma característica fundamental que envolve a posição dos indivíduos em relação ao valor e as virtudes que são defendidos em seu meio cultural.
    A ética surgiu no pensamento clássico grego, quando Sócrates demonstrou que ela seria sempre o juiz individual das normas morais, as quais o homem deve seguir, não somente por educação ou por tradição, mas por convicção e em razão de sua própria reflexão. Ele julgava o ser humano ser dotado de uma natureza racional e voltada para o bem, tentando compreender a essência das virtudes e do bem.
   Na Idade Média, a Filosofia sofrera uma forte influência da tradição cristã. Santo Agostinho e São Tomás de Aquino são representantes desse período, onde o Estado não tem apenas função repressiva e econômica, mas também organizadora e moral. A filosofia permanecerá subordinada a teologia ao longo de todo período medieval. É impossível separar o pensamento filosófico do teológico. A vida ética era definida por sua relação com Deus e pela caridade com o seu próximo.
   A partir do século XVIII com Friedrich Hegel a ética ganha um dimensionamento político, pregando que uma ação eticamente boa é politicamente boa, contribuindo para o aumento da justiça e distribuição igualitária do poder entre os homens. Já para Émile Durkheim, os indivíduos devem desenvolver ações que possam modificar os aspectos deficientes da coletividade, dando ênfase para a solidariedade na tentativa de alcançar a harmonia na sociedade.
   A palavra ética refere-se a valores, virtudes e fins, como honestidade, integridade, transparência, respeito e consideração com o outro. A ética deve ser uma conduta de vida, onde tem sempre que haver um pensamento básico: tudo que me faz mal, que me incomoda, que me deixa infeliz, provavelmente poderá também afetar o outro e fazer-lhe mal, incomodá-lo e deixa- lo infeliz.
   Em uma conferência em 1991 sobre ética, Inácio Strieder já destacava as mudanças da sociedade brasileira:
  “Embora no momento pareça que a sociedade brasileira esteja num processo de deterioração sistêmica, sem perspectivas de saída, com uma desmoralização cada vez maior, eu estou convencido que estamos, pela primeira vez, numa encruzilhada histórica que nos permite iniciar a construção de uma sociedade ética. Se este processo vai levar 10, 20, 50 ou 100 anos não sei. Mas ha indícios de uma nova fervura. Não sei também qual a pressão que a panela suportará. Mas sei que sem o aumento das pressões sociais a mentalidade dos responsáveis pelo sistema, até agora predominante, não se alterará...
   Se formos capazes de montar projetos, buscar fins em vistas à dignificação do homem brasileiro também saberemos encontrar os meios para executar estes objetivos. E no uso destes meios se encontra o lugar da ética. Se não tivermos fins, nem meios adequados, também não haverá ética.”.
    O homem somente conseguirá ser ético quando entrar em contato com o seu íntimo para cobiçar a perfeição, que só pode ser conseguida pela conduta virtuosa. A humanidade só pode ser pensada em sociedade quando todos aspirarem o bem e a felicidade. Devemos entender que depende única e exclusivamente de nós expressarmos o amor e a ética na própria vida, nas relações pessoais e na sociedade.

Bibliografia: GRANDE LOJA DE SANTA CATARINA – NOÇÕES GERAIS DE FILOSOFIA PARA APRENDIZ – MAÇON. GIRARDI, João Ivo. Do meio-dia à meia-noite: vade-mécum maçônico. OLIVEIRA, Ruy Barbosa de. Trecho do discurso “Requerimento de Informações sobre o Caso do Satélite”, proferido no Senado Federal, no Rio de Janeiro, em 17 de dezembro de 1914. STRIEDER, Inácio. O lugar da ética na sociedade atual. Conferência pronunciada em 07 de outubro de 1991, durante a XII Semana de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário