Ética
Ética estuda as atitudes
morais de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, identificando o comportamento
humano dos indivíduos como correto ou incorreto, de acordo os valores e crenças
de cada época. Vivemos no atual momento uma crise de valores, que geram uma
ansiedade em busca de respostas do sentido da vida e do papel de cada um na
coletividade. Já em 1914 Ruy Barbosa discursava:
“De tanto ver triunfar as
nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a
desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.
O tema ganha importância para uma reflexão
sobre a conduta das pessoas e seus valores, a busca humana pelas melhores
formas de agir, viver e conviver. A ação humana é fruto de uma escolha entre o
certo e o errado, e entre o que é bom e o que é mau. Desde a sua origem, o
homem precisou viver em grupos, criando modelos de comportamento como justiça,
honestidade, responsabilidade, lealdade e respeito de acordo com os valores
estabelecidos na sua cultura e na sua época.
A ética se caracteriza como estudo das ações
individuais dos homens, cuja finalidade consiste em elaborar uma orientação
normativa para essas ações, sempre fundamentadas para o bem. As reflexões da
ética compreendem tanto aspectos da vida pública (como o direito, o poder e a
política) quanto da vida privada, e são elas que determinam o modo como cada um
convive consigo próprio e com os outros. As respostas filosóficas para as
questões éticas variam no tempo e no espaço, e ainda apresentam uma
característica fundamental que envolve a posição dos indivíduos em relação ao
valor e as virtudes que são defendidos em seu meio cultural.
A
ética surgiu no pensamento clássico grego, quando Sócrates demonstrou que ela
seria sempre o juiz individual das normas morais, as quais o homem deve seguir,
não somente por educação ou por tradição, mas por convicção e em razão de sua
própria reflexão. Ele julgava o ser humano ser dotado de uma natureza racional
e voltada para o bem, tentando compreender a essência das virtudes e do bem.
Na Idade Média, a Filosofia sofrera uma
forte influência da tradição cristã. Santo Agostinho e São Tomás de Aquino são
representantes desse período, onde o Estado não tem apenas função repressiva e
econômica, mas também organizadora e moral. A filosofia permanecerá subordinada
a teologia ao longo de todo período medieval. É impossível separar o pensamento
filosófico do teológico. A vida ética era definida por sua relação com Deus e
pela caridade com o seu próximo.
A partir do século XVIII com Friedrich Hegel
a ética ganha um dimensionamento político, pregando que uma ação eticamente boa
é politicamente boa, contribuindo para o aumento da justiça e distribuição
igualitária do poder entre os homens. Já para Émile Durkheim, os indivíduos
devem desenvolver ações que possam modificar os aspectos deficientes da
coletividade, dando ênfase para a solidariedade na tentativa de alcançar a
harmonia na sociedade.
A palavra ética refere-se a valores,
virtudes e fins, como honestidade, integridade, transparência, respeito e
consideração com o outro. A ética deve ser uma conduta de vida, onde tem sempre
que haver um pensamento básico: tudo que me faz mal, que me incomoda, que me
deixa infeliz, provavelmente poderá também afetar o outro e fazer-lhe mal,
incomodá-lo e deixa- lo infeliz.
Em uma conferência em 1991 sobre ética,
Inácio Strieder já destacava as mudanças da sociedade brasileira:
“Embora no momento pareça que a sociedade
brasileira esteja num processo de deterioração sistêmica, sem perspectivas de
saída, com uma desmoralização cada vez maior, eu estou convencido que estamos,
pela primeira vez, numa encruzilhada histórica que nos permite iniciar a
construção de uma sociedade ética. Se este processo vai levar 10, 20, 50 ou 100
anos não sei. Mas ha indícios de uma nova fervura. Não sei também qual a
pressão que a panela suportará. Mas sei que sem o aumento das pressões sociais
a mentalidade dos responsáveis pelo sistema, até agora predominante, não se
alterará...
Se formos capazes de montar projetos, buscar
fins em vistas à dignificação do homem brasileiro também saberemos encontrar os
meios para executar estes objetivos. E no uso destes meios se encontra o lugar
da ética. Se não tivermos fins, nem meios adequados, também não haverá ética.”.
O homem somente conseguirá ser ético quando
entrar em contato com o seu íntimo para cobiçar a perfeição, que só pode ser
conseguida pela conduta virtuosa. A humanidade só pode ser pensada em sociedade
quando todos aspirarem o bem e a felicidade. Devemos entender que depende única
e exclusivamente de nós expressarmos o amor e a ética na própria vida, nas
relações pessoais e na sociedade.
Bibliografia: GRANDE LOJA DE
SANTA CATARINA – NOÇÕES GERAIS DE FILOSOFIA PARA APRENDIZ – MAÇON. GIRARDI,
João Ivo. Do meio-dia à meia-noite: vade-mécum maçônico. OLIVEIRA, Ruy Barbosa
de. Trecho do discurso “Requerimento de Informações sobre o Caso do Satélite”,
proferido no Senado Federal, no Rio de Janeiro, em 17 de dezembro de 1914.
STRIEDER, Inácio. O lugar da ética na sociedade atual. Conferência pronunciada
em 07 de outubro de 1991, durante a XII Semana de Filosofia da Universidade
Católica de Pernambuco.
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