quinta-feira, 7 de abril de 2016

Trabalhar duro Nosso Ser Interior


O silêncio é uma virtude que deve fazer parte de nossa vida. O poeta inglês Samuel Butler dizia que “o silêncio é uma virtude que nos torna agradáveis aos nossos semelhantes”. E quando iniciamos na Maçonaria juramos guardar o mais profundo silêncio. O silêncio pedido não é o sigilo. O silêncio pedido é o silêncio para reflexão, do calar das palavras para melhor meditar sobre os ensinamentos, sobre as instruções. É o aprofundamento no interior para melhor captação dos ensinamentos.
O sigilo é outra coisa. É “a conservação secreta dos conhecimentos havidos por iniciação, tanto dos métodos de trabalho, como das suas lendas e tradições que só podem ser comunicadas a outros Irmãos”, diz o Landmark nº 23.
Lembremos-nos de um momento da iniciação em que ficamos em profundo silêncio, o silêncio pedido pela Maçonaria, quando estávamos na “caverna”, que chamamos de “Câmara de Reflexão”, meditando sobre a morte e fazendo o último testamento da vida. Foi uma oportunidade ímpar passado em nossa vida. O Irmão Francisco Javier Moreno Martinez em sua Peça de Arquitetura intitulada “O Silêncio na Maçonaria” destaca: “Somente o homem capaz de guardar o silêncio será disciplinado em todos os outros aspectos de seu ser, e assim poderá se entregar à meditação”. O silêncio é a virtude maçônica que desenvolve a discrição, corrige os defeitos, permite usar a prudência e a tolerância em relação aos defeitos e faltas dos semelhantes.
Finalmente, cabe salientar que os maçons se reúnem em templos, e "O templo representa a fortaleza da paz e do silêncio". (Isaías, cap. 30 v. 15)”. Afinal é no silêncio e no trabalho duro com reflexão, direcionamento e estratégia que o Maçom vai percorrendo os degraus da vida maçônica. No trabalho duro de desbastar a sua Pedra Bruta, e no silêncio para desenvolver a discrição, corrigir seus defeitos e tornando cada vez mais tolerantes para com os Irmãos e o próximo.
Assim, como diz a frase acima, praticando o silêncio seremos agradáveis aos nossos semelhantes. E estamos cansados de saber que somente através dos perigos e das dificuldades que poderemos alcançar a iniciação. Ou seja, é no trabalho duro e no silêncio que poderemos alcançar o sucesso das empreitadas do dia a dia. E o Dale Carnegie dá o conselho de que “trabalhe duro e em silêncio”. Deixe que o seu sucesso faça barulho”. E o sucesso será o aumento das virtudes, onde poderá se destacar no meio da comunidade. Desta forma, quanto mais duro e exigente for o Maçom consigo mesmo, mais fácil se tornará a vida.

Os Fuzileiros Americanos dizem que “quanto mais suar em tempo de paz, menos sangrará em guerra”. Das Leis Básicas da Maçonaria existe uma das regras que diz que os Maçons devem ser reservados em suas palavras e obras, a fim de que os mais observadores não descubram aquilo que não seja oportuno que aprendam. Trabalhemos duro, mas com reflexão, direcionamento e estratégia, praticando o silêncio e meditando sobre o lema da Grande Loja da Inglaterra que adotou, depois da unificação, a legenda: “Audi, Vide, Tace”, ou seja, “Ouça, Veja, Cale”. O calar é o silêncio no sentido de meditar

Nenhum comentário:

Postar um comentário