quinta-feira, 5 de novembro de 2015

DESBASTANDO A PEDRA BRUTA



A Glória do Grande Arquiteto do Universo

A Pedra Bruta


O elemento pedagógico do alto conhecimento Maçônico 

A pedra bruta é um dos vários elementos que decoram internamente uma loja maçônica. Simboliza também as "arestas" da personalidade que o maçom deve aparar ou limar, para poder se aperfeiçoar. Estas arestas são os sentimentos como o ciúme, perfídia, a vingança, os vícios, e outros mais, pecados da moral e dos bons costumes, que como maçom jurou combater. Aparando desta forma as suas arestas, o maçom está a tornar-se mais perfeito e mais polido, representado simbolicamente pela pedra cúbica.

A Pedra Bruta é uma estratégia de ensinamento utilizada no ensino do aprendizado Maçônico, que de forma muito eficaz se difunde no seio desta organização, ajudando no entendimento da alegoria e no aperfeiçoamento de muitas personalidades no mundo afora.

Esculpir a si mesmo é o trabalho de tornar-se esclarecido. A metáfora da pedra se encaixa com a constituição do Templo e que sem uma pedra trabalhada não é possível construir algo com ela.

O Templo é símbolo de algo importante de local sagrado, neste as questões humanas estão superadas, ou pouco se apresentam assim o homem é um Templo tem condições humanas é uma construção eterna e como todas as construções é preciso levantar, lapidar, sobrepor pedras, juntar pequenos pedaços para formar algo grande e depois de chegar a uma grandiosa construção é preciso adornar e isso se faz com árduo empenho, muita força e perseverança.

 A Pedra Bruta que se fala na Maçonaria portanto é um elemento pedagógico para darmos nos conta que há em nós elementos que precisam ser trabalhados, talhados, lapidados e polidos, fazendo assim que esta chegue a uma pedra cúbica que irá compor o grande mural de Deus.

A Pedra Cúbica representa um formato de um grande tijolo, que na Idade Média era muito utilizado em antigas construções pela Europa e Ocidente Médio, quando chegado a esta fase a pedra poderá ser utilizada na construção civil. Dessa metáfora espera-se inferir que um Maçom quando completa os estudos do primeiro grau estará este pronto parar se empenhar nos estudos de ciências mais complexas, já que o tijolo é somente uma pequena parte estrutural de um Templo.

Trabalhando na Pedra Bruta o Maçom superará questões de escrita, interpretação de textos, leituras em voz alta, sabendo que o Maçom não é um ser mágico ou possuidor de um cartão de crédito sem fatura, mas sim um obreiro destemido e incansável.

A importância deste primeiro passo da construção é importantíssimo, pois é a base estrutural, se algo nesta fase der errado, ou for mal trabalhado algo poderá sair mais errado ainda na estruturação do Templo. Assim como nós juntamos pessoas sem o devido preparo para fazer um projeto em conjunto, muito logo poderemos perceber que nada irá para frente. Questões básicas como o domínio da escrita e de certa racionalidade irão faltar, assim a desordem será certa.

Antes do Grau de Companheiro Maçom, haverá muito trabalho sobre a pedra bruta, antes de empregá-la em uma construção, espera-se de um Aprendiz Maçom que tenham conhecimentos de história geral, história das civilizações, matemática geral, História Geral das Religiões e etc.

A riqueza de uma loja Maçônica será propiciar ambiente de estudos para os seus novos estudantes. Uma biblioteca com livros de História Geral, História da Matemática, entre outros. Somam-se aos livros um espaço agradável e propício a leitura, por fim, como papel de todos os mais antigos, pessoas qualificadas a ensinar os novatos.

Ao efetuarmos o convite a alguém... “Conhece-te a ti mesmo” certamente esta não lhe causará a proporcional reação do que a imagem de alguém se auto esculpindo, porém essa reação nem o simbolismo garante que os valores do neófito sejam lapidados, pois nem todos conseguem extrair valores destes e incutir em suas vidas, infelizmente alguns paramentados que mancham os verdadeiros valores desta Augustíssima Ordem Maçônica conhecem de cor e salteado todos os clichês da pedra bruta e mesmo assim continuarem agindo de forma torpe. Mesmo que todos saibam que isto acontece é necessário seguir firme em nossa caminhada Maçônica estudando as alegorias, mas principalmente fazendo uma revolução interna combatendo a ignorância de todos os tipos e cavando masmorras ao vício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário