quinta-feira, 24 de outubro de 2013

MAÇONARIA NA CHINA

A Maçonaria chegou a China à bordo do navio Prince Carl, da Companhia Sueca das Índias Orientais. Os Maçons a bordo possuíam um documento que lhes dava permissão para realizar sessões em qualquer porto, dentre os portos estava o de Cantão (Guangzhou) na China em 1759. 
Registros da Grande Loja da Inglaterra mostram que a Loja Amity No. 407 realizava sessões em Cantão (Guangzhou), porem elas terminaram no final do século. Duas Lojas se estabeleceram em Hong Kong logo após os Britânicos terem adquirido o território. A Mais antiga chamada Royal Sussex Lodge No.501 EC (nome em homenagem ao Duque de Sussex, que foi Grão Mestre da Maçonaria Inglesa) fundada em 18 de Setembro de 1844. Posteriormente ela transferiu-se para Guangzhou, depois para Shanghai e somente retornou para Hong Kong em 1952. A segunda Loja, Zetland Lodge No. 525 EC foi fundada em 21 de março de 1846. 
O nome foi em homenagem ao Marquês de Zetland, o Grão Mestre sucessor. A Zetland Lodge permaneceu em Hong Kong desde a sua fundação. Outras Lojas se estabeleceram na China nos anos seguintes.Em 1853 os membros da Zetland Lodge construiram o seu templo na rua Zetland onde hoje esta o edifício New World Tower.
O templo da Zetland Lodge foi o primeiro em Hong Kong e tornou-se ponto de encontro das outras Lojas da mesma cidade. .Na China, outras Lojas Maçônicas foram estabelecidas em Shanghai, Ningbo e Tianjin. As lojas eram constituidas geralmente nos portos chineses, abertos às nações estrangeiras. Porém algumas também foram fundadas no interior dopais, como em Nanjing, Beijing, Harbin e Chengdu. Elas eram fundadas sob os auspícios de autoridades Maçônicas da Inglaterra, Escócia, Estados Unidos da America (EUA), e mais tarde das Filipinas. Em razão das restrições impostas pelo governo Imperial, era quase impossível um chinês tornar-se Maçom durante a dinastia Qing Dynasty. Porem, em 1873 o líder da Missão Educacional Chinesa em Massachusetts (EUA), foi iniciado. O primeiro Maçom chinês iniciado na China foi o Irmão Shan Hing Yung, um tenente da Marinha Imperial iniciado na Lodge Star of Southern China No. 2013 EC em Guangzhou em 1889. Outros Maçons também foram iniciado como Sir Kai Ho Kai e o honorável Wei Yuk, em Hong Kong.
No inicio da Guerra Sino-Japonesa, muitas lojas na china tinham chineses como a maioria de seus membros, especialmente sob os auspícios da Grande Loja das Filipinas. Durante a Guerra, os japoneses perseguiram os maçons nas áreas ocupadas. Porem as Lojas continuaram ativas. Várias Lojas de Hong Kong realizavam reuniões secretas sob condições de extremo perigo. Algumas como a Perseverance Lodge No. 1165 EC funcionaram em campos de prisioneiros (Prisão Stanley/ Stanley prison). Ainda hoje existe o Livro da Perseverance Lodge No. 1165 com atas do período.
Quando a Guerra terminou, as lojas chinesas reviveram. Porém, algumas mudaram-se para as províncias de Shanghai e Tianjin. O entusiasmo foi grande. Seis Lojas (pertencentes à Grande Loja das Filipinas), as quais tinham em sua maioria membros chineses fundaram em 1949 a Grande Loja da China. Com o estabelecimento da Republica Popular da China, algumas Lojas encerraram suas atividades. Ainda Hoje funcionam 37 lojas com 1500 membros no templo da Loja Zetland (reconstruído na década de 1950). Todas as Lojas funcionam sob os auspícios da da Grande Loja das Ilhas Britânicas, com alguma independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário