quinta-feira, 13 de junho de 2013

IR.'. FRED FLINTSTONE

Nascido em 1977, passei minha infância assistindo aos desenhos animados americanos, dentre os quais, um dos que mais gostava era "The Flintstones".
Quando criança acompanhei vários episódios e, com toda a certeza, este que está retratado abaixo, vi repetidas vezes.
Mas só passei a me dar conta da ligação dos amigos Fred e Barney com a Maçonaria ao ser iniciado, em meados dos anos 90, na Ordem Demolay.
Pesquisando temas para compor o blog, me deparei com esta pérola que me remeteu à mais tenra infância, quando já tinha uma certa queda pela Sublime Ordem.

 Na Bedrock da idade da pedra, cenário onde se passam as aventuras da família Flintstones, Fred e seu vizinho Barney são membros ativos do “Bufalos d`água”, uma fraternidade iniciática somente para homens. Para poderem freqüentar, os membros precisam ser convidados e usar um chapéu azul lembrando a cabeça de um búfalo. A alusão ao bicho é em função da união que este animal tem para se proteger de predadores, tendo como instinto jamais deixar seu descendente desprotegido.

 A trama sempre se desenvolvia na imensa curiosidade das esposas em saberem o que estava acontecendo nas reuniões secretas. Num dos episódio, as mulheres invadem a Convenção escondidas dentro de um bolo.  No outro Betty e Vilma se infiltram na reunião disfarçadas de homens e passam por uma “pseudo” iniciação. No final do trecho, já em casa, Vilma pergunta a Fred como foi a reunião e, quando ouve que jamais saberá, solta a palavra de passe, causando-lhe uma imensa estranheza.

Ir.'.Edison Teixeira
Chanc.'. 

Referências:
Aguinaldo Oliveira
http://baraodejundiahy.blogspot.com.br

3 comentários: