quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O TAPETE DO RITO SCHRÖDER


www.brasilmacom.com.br - O TAPETE DO RITO SCHRÖDERO Tapete tem origem na Maçonaria Operativa, usado para substituir os riscos que eram feitos no chão das tabernas, contendo os Símbolos do Grau que a Loja iria funcionar. Antigamente sabia-se que uma taberna abrigava uma reunião maçônica por dois motivos: os riscos no chão e o estandarte colocado do lado de fora.

No Ritual de Schröder o Tapete já estava estendido quando os Irmãos adentravam no Templo e as três Colunas, com as Pequenas Luzes eram colocadas sobre o Tapete. Para Schröder o tapete não era uma peça com expressão ritualística. Somente depois de vários anos é que passou a enrolar e desenrolar o Tapete, permitindo-se que uma questão de cunho esotérico fosse justificada. E trata-se da seguinte:

- Deve ser desdobrado do Oriente para o Ocidente, de modo que a primeira Luz do Sol nascente incida sobre a parte oriental do Tapete.

- Dobrado também do Oriente para o Ocidente, de modo que os últimos raios do Sol poente incidam sobre a sua parte Ocidental.

- Naturalmente, o Tapete, após o encerramento da Sessão, ficou enrolado ao contrário para a próxima reunião, devendo ser reenrolado para a posição certa antes  da próxima Sessão.
 
O Tapete representa o Painel Simbólico da Loja para os três Graus. É chamado da Planta do Templo de Salomão. E seus desenhos representam o alicerce de nosso trabalho espiritual.

    - Jóias Móveis: O Esquadro, o Nível e o Compasso
    - Jóias Fixas: A Pedra Bruta, a Pedra Polida e o próprio Tapete, que substitui a Prancha ou Painel
    - Simbolismo do 1º Grau: o Alvião, que contém o Malho e o Cinzel e a Régua de 24”
    - Simbolismo do 2º Grau: a Trolha
    - Simbolismo do 3º Grau: o 47º Postulado de Euclides
    - Símbolos diversos da Ordem: Pavimento Mosaico ( Tijoletas )  e Abóbada Celeste

Ir:. Sérgio Sanna
Sob:. G:.M:. da Grande Loja Maçônica do Brasil – GLOMAB – Oriente de SP
www.brasilmacom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário