terça-feira, 27 de novembro de 2012

O PENSAR, O DIZER E O FAZER


Maçonaria foi, é e sempre será uma proposta.....

Aliás...., tudo na vida é uma proposta e nós somos responsáveis pelas  escolhas.   

A maçonaria é a proposta, ser maçom é a opção. Porém, quando aderimos à esta proposta necessitamos sincronia entre o pensar, o dizer e o fazer. Ou seja, sendo a maçonaria  uma proposta e os maçons uma opção, necessitamos que estejamos atentos para colocar esta energia vibratória em ação através do estado de espírito interativo; interna e externamente, individual e coletivamente. É primaz que exista sincronismo e um imprescindível ajuste entre o conhecimento, consciência e a vida que levamos..

Soubemos  que há dois tipos de pessoas : os que fazem; e os que explicam porque não fizeram. É da nossa ciencia que um iniciado tem o dever de estar no primeiro grupo. Deve ser um cidadão de vanguarda, um formador de opinião, um ator, um protagonista ou, como denominamos :"um construtor social". Quando éramos criança, la nos tempos de piá / guri, combinávamos  que "trato é trato" ! Queríamos com isto (mesmo que ingênuos da amplitude) dizer que, se combinar tem que  cumprir, pois isto é disciplina !

Poderá algum incauto dizer : "Ah... mas os criminosos também tem disciplina, acordos e cumprem com o que dizem". Verdade !!!  terá razão quem assim disser.... mas, ATENTEM BEM  ao grande diferencial : uns estão no caminho do VICIO, outros buscam a evolução pelo conhecimento e prática das VIRTUDES. Nós maçons não podemos ter a soberba e nem nos jactarmos superiores. Mas, não podemos (por dever juramentado) nos olvidar de cumprirmos com os compromissos  feitos e que, nos levaram vitoriosos do porfiado combate entre o "bem e o mal"; donde saímos vitoriosos e comprometidos com uma vida futura alicerçada nos "sãos princípios da moral e da razão".

Tive o privilégio de ser iniciado muito jovem... fazem mais de 30 (trinta anos) que luto para que  o mundo profano não influa sobre mim e que, eu possa, influir na Humanidade... e na Sociedade.

Confesso, não é fácil! Vivemos numa Sociedade de consumo e num mundo capitalista. Muitas vezes presenciamos  o equivoco da humanidade entre o "ser" e o "ter". Diante deste ledo engano devemos nos socorrer da docência maçônica  para nela buscarmos força. Já nos fora dito que de nós muitos  "desafios nos seriam exigidos !"

Nossa ordem tem um caráter eminentemente disciplinador da nossa consciência. Pela hierarquia (sinônimo de respeito mútuo);e pelo estudo (sinônimo de conhecimento),  passamos a entender e praticar o "BEM DISCERNIR".

Para bem discernir é  primaz, primordial, que tenhamos uma bússola aferida. Nossa docência é como uma carta de navegação e nela estão apontados os objetivos que nos servem  como um norte magnético a ser seguido individual e coletivamente.  

Quando entendemos o que é ser mestre de nós mesmos ; Quando identificamos, como iniciados,   uma escala de  valores da vida; Quando não nos iludimos com a fugaz fragilidade da matéria e identificamos a eternidade do espírito, Começamos a entender que o verdadeiro poder está dentro de nós mesmos. Entendemos, então, que líderar não é mandar, e sim comandar. Que liderar é uma arte de governar pela vontade do coletivo e com motivação para que todos se mantenham uníssonos em tal objetivo e a caminhada se realize ombro a ombro, lado a lado. Assim, tornamo-nos mestres de nós mesmo e sábios na convivência e em harmonia sem preterir os objetivos desfrutando de novos horizontes.

Quando tudo isto acontece,  aflora naturalmente  o entendimento de que não somos parte da natureza e, sim, a própria natureza. Compreendemos e passamos a conceber,  sincronizado com o macro,  a efemeridade da matéria e a eterna mudança da forma de manifestar da vida !!! e, assim, veremos que entre o chegar neste plano e o partir há um espaço de tempo muito exíguo que, necessita que seja aproveitado em harmonia   pois não haverá tempo para arrependimentos.

Sempre haverá espaço para sonhar... desde que, nossos sonhos estejam consubstanciados no amor e na evolução do espírito; Sempre haverá espaço para realizar... desde que a obra tenha sido criada pela Sabedoria, alicerçada na Força e adornada pela Beleza do Grande Arquiteto ou, o Criador In Criado

... só não nos esqueçamos que ninguém faz nada sozinho, nem mesmo a sua própria evolução !!! pois para tudo haverá a necessidade  de convivermos com o habitat e contemplarmos nosso semelhante pois, pelo retorno dos nossos feitos, obteremos o justo salário de um obreiro da Arte Real.

Sinceramente, e de "Irmão para Irmão", desejo que pensem nisto..... pois, creio piamente que uma reflexão sobre o assunto ajudará em muito mantermos  a harmonia entre o pensar,o dizer e o fazer.

Por derradeiro desejo que entendamos que : "O CONHECIMENTO ADQUIRIDO E NÃO PRATICADO É TAL E QUAL O AGRICULTOR QUE ARA A TERRA E NÃO SEMEIA". Com apreço, estima e consideração renovo os votos que nos une com um TFA.

Ven:. Ir:. Getúlio Rogério Arbo Pavlak Ex-Ven:. M:. - GLMERGS

Fonte: koelzernetograomestre.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário