O simbolismo da Escada de Jacob é de origem bíblica. Rebeca, mulher de Isaac, percebeu que este possuía dons especiais, que foram transmitidos ao seu filho Jacob e não ao primogênito Esaú, embora o direito de primogenitura coubesse a Esaú. Adquiridos esses dons especiais, Jacob foi obrigado a fugir, diante da cólera de Esaú, que pretendia matá-lo.
Dirigindo-se, então, para a Mesopotâmia, onde pretendia casar com uma das filhas de seu tio Labão, Jacob, certa noite, durante a viagem, não encontrando pousada, deitou-se no chão, sobre uma pedra, para dormir. Durante o sono, sonhou que surgia uma escada de três lances, que se elevava para o céu e cujos pés se apoiavam na terra, sendo ela, percorrida por anjos de Deus.
Ouviu então uma voz que lhe dizia: “contempla, Jacob, o caminho pelo qual se chega a mim; se o seguires e cumprires as minhas ordens, voltarás ao teu lar em paz e prosperidade e farei com que a tua descendência chegue a formar uma grande nação”.
A predição iria se confirmar 20 anos depois quando Jacob voltou ao lar, sendo bem recebido por Esaú, e com os seus descendentes, formou uma grande nação (Israel).
Na Maçonaria, os três lances da escada simbolizam a Fé, a Esperança e a Caridade, por meio das quais é feita a ascensão na Escada.
Fonte:
Jornal, O Companheiro
Jornal, O Companheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário