sábado, 9 de novembro de 2013

FILATELIA MAÇÔNICA

filatelia, arte e técnica de colecionar e estudar selos postais, transmite mensagens e símbolos, registra momentos históricos, culturais e comemorativos dos mais diversos países e culturas do mundo.
Apresentamos nesta coleção selos e outras peças filatélicas (como carimbos, cartões postais e envelopes) relacionadas ao tema da Maçonaria, contendo personalidades históricas, homenagens, objetos, comemorações, rituais, locais e símbolos maçônicos. Selecionamos as peças mais interessantes da nossa coleção, incluindo selos raros, clássicos, antigos e modernos.

Selos Maçônicos do Brasil
Os Correios do Brasil lançaram em 20/agosto/2004 (no Dia do Maçom) este conjunto de selos sobre maçonaria, representando elementos e símbolos maçônicos:




SABEDORIA, FORÇA E BELEZA:
As colunas representam a Sabedoria, que orienta no caminho da vida, a Força, que anima e sustenta o homem em todas as dificuldades, e a Beleza que adorna as ações, o caráter e o espírito do maçom.
ESCADA DE JACÓ: Simboliza a escala da hierarquia maçônica, na qual ascendem aqueles que pela fé e pelo esforço, tiverem conseguido transformar a pedra bruta em pedra polida, apta à construção da vida.
FERRAMENTAS DE TRABALHO:
O "Esquadro, o Nível e o Prumo" simbolizam as ferramentas utilizadas pelos maçons na construção da Ordem.
DESBASTANDO A PEDRA BRUTA:
Representa o Emblema do Aprendiz, ao qual cabe a obrigação de desvencilhar-se dos defeitos e das paixões, para poder trabalhar na construção moral da humanidade, que é a verdadeira obra da maçonaria.


      "Os selos divulgam os mais relevantes princípios e fundamentos da Maçonaria, como o de orientar no caminho da vida, animar e sustentar o homem em todas as dificuldades e adornar as ações, o caráter e o espírito do Maçom. Também instrui sobre a obrigação do aprendiz em desbastar a Pedra Bruta, desvencilhando-se dos defeitos e das paixões, que habita, preparando-se para a construção moral da humanidade, a verdadeira obra da Maçonaria. A ascensão dos Maçons que, pela fé e pelo esforço, tiverem conseguido transformar a Pedra Bruta em Pedra Cúbica, é outro aspecto valorizado pela Maçonaria e perpetuado por esta emissão."
(Laelso Rodrigues, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil)






Brasil, 2007 e Uruguai, 2007
(emissão conjunta)

Selo comemorativo:

1807-2007 - Bicentenário de Nascimento do Maçom Giuseppe Garibaldi

O primeiro selo mostra Giuseppe Garibaldi a cavalo, levando a bandeira dos revolucionários gaúchos, simbolizando a importância de seu papel na Revolução Farroupilha. O símbolo da maçonaria com o Esquadro e Compasso aparece no canto superior direito.Desenho feito por Márcia Mattos (Brasil).

O segundo selo apresenta à direita, o rosto de Giuseppe Garibaldi nas cores verde e branco e uma linha vermelha, simbolizando as cores da bandeira da República Italiana, em homenagem à Itália pela qual Garibaldi combateu. À esquerda, uma fragata do século XIX, em que tremula a bandeira do Uruguai, lembrando a atuação de Garibaldi como Comandante da Frota na defesa do governo daquele país.Desenho feito por Carlos Menck Freire (Uruguai).

Brasil, 1992
Selo comemorativo emitido em 20/agosto/1992 (Dia do Maçom):

Homenagem ao Grande Oriente do BrasilSímbolo do "Esquadro e Compasso" e maquete do Palácio Maçônico do Grande Oriente do Brasil (Brasília/DF), inaugurado em 04/dezembro/1992. O Grão-Mestre Geral na época era o Irmão Jair Assis Ribeiro.


Desenho feito por Lucia T.V. Ramos
Brasil, 1988
Selo comemorativo:

Sesquicentenário (150 anos) da morte de José Bonifácio de Andrada e Silva

Pintura de José Bonifácio com símbolos do Brasil Império e da Maçonaria.
Descrição do Edital: "O selo mostra a figura de José Bonifácio de Andrada e Silva, O Patriarca da Independência, com elementos que o identificam: o brasão de armas do Brasil independente, envolvido pela cruz da Ordem de Cristo, o martelete e o minério do mestre da mineralogia e, ainda, a faixa, o avental e o emblema maçônico para lembrar o Grão-Mestre de maçonaria. O artista fez o retrato a bico-de-pena e aquarela inspirando-se em uma gravura e uma litografia da época."
Desenho feito pelo quadrinhista, pintor e historiador Ivan Wasth Rodrigues.



Envelope de Primeiro Dia de Circulação (06 de abril de 1988),
com o carimbo comemorativo:


Ilumina teus povos: dá socorro
Pronto e seguro ao índio tosco, ao negro,
Ao pobre desvalido; então riqueza
Teus cofres encherá...
Brasil, 1977
Selo comemorativo emitido em 18/julho/1977:

Cinquentenário de Fundação das Grandes Lojas Brasileiras:- Grande Loja da Bahia nº 1, fundada em 22.05.1927;

- Grande Loja do Rio de Janeiro nº 2, fundada em 24.06.1927;

- Grande Loja do Estado de São Paulo (GLESP) nº 3, fundada em 15.07.1927


O selo mostra símbolos do Esquadro, Compasso e a letra 'G', sobre o mapa do Brasil.Desenho feito por J.P.Guimarães


Envelope de Primeiro Dia de Circulação:

Selo com o símbolo do esquadro e compasso.
Brasil, 1973
Selo comemorativo:

Homenagem ao Grande Oriente do Brasil - 1822/1973

Em 17/junho/1822 foi instalado no Rio de Janeiro o Grande Oriente do Brasil sendo José Bonifácio de Andrada e Silva nomeado o primeiro Grão-Mestre.

Desenho por Maria Carmen Ribeiro e Suzana S. Fonseca

Envelope de Primeiro Dia de Circulação (24 de agosto de 1973):

Nenhum comentário:

Postar um comentário