terça-feira, 23 de julho de 2013

LOJA DE NAUTAS

Saudações estimados Irmãos,
Estou em Magé – RJ, presenciando a fundação de uma LOJA DE NAUTAS. Acredito que mais de 90% dos maçons brasileiros nunca ouviram falar de uma Loja de Nautas o que é muito compreensivo já que esse Grau está relacionado com o Rito de York e no Brasil menos de 2% de nossa “População Maçônica” praticam esse belíssimo Rito.
Uma Loja de Nauta é um Corpo Ritualístico que se reúne para praticar um dos Graus Posteriores aos Graus Simbólicos desse Rito, baseando-se no sistema ritualístico inglês dos Graus Superiores do Rito de York. Peço aos Irmãos um pouco de condescendência para comigo quando eu escrever “Rito York Inglês” e “Rito York Americano”, sabemos das diferenças e em um futuro próximo tratarei sobre o Rito Inglês Antigo, Emulation, Craft Works, etc., mas no momento façam “vista grossa”.
Retornando ao tema: uma Loja de Nautas da Arca Real tem características muito peculiares, o Grau trabalhado é posterior ao do Mestre da Marca e aqui começam as diferenças; pela estrutura do Rito York Americano após o Grau de Mestre de Marca vem o de Past Master e ambos são ministrados em um mesmo Capítulo de Maçons do Real Arco. O Grau de Maçom da Nauta é ministrado em uma Loja de Nautas e o único pré-requisito é que o candidato tenha o Grau da Marca (Inglês ou por uma Loja de Mestres Maçons da Marca). Desde de 1870, há uma ligação histórica entre as Lojas de Nautas e as Lojas de Mestres Maçons da Marca, pois nesta data ficou estabelecido que quando eleito o Grão-Mestre da Grande Loja de Mestres Maçons da Marca da Inglaterra, País de Gales e seus Distritos Além Mar, esse também seria empossado como Grão-Mestre da Antiga e Honrosa Fraternidade de Nautas da Arca Real.
Os Graus não são complementares, cada qual tem sua estrutura, lenda e moral, mas são interdependentes, como já escrevi, para ser elevado à condição de Nauta é preciso ser Mestre da Marca e uma Loja de Nauta está eternamente ligada a uma Loja de Mestres Maçons da Marca, pois toda nova Loja de Nauta leva o nome e o número da LMMM que a “apadrinhou” e somente pode se candidatar a Presidente (Venerável Comandante) da Loja de Nauta quem já foi Presidente (Venerável Mestre) da Loja de Marca. Quanto aos detalhes do Grau escreverei em um outro artigo, pois no momento gostaria de despertar a atenção dos Irmãos quanto à palavra NAUTA. Que significado essa palavra pode ter para nós maçons (independente de graus e ritos)? Nauta vem de NAU que conforme os bons dicionários “é uma denominação genérica dada a navios de grande porte até o século XV usados em viagens de grande percurso.
Em vários documentos históricos a nau surge com a denominação de nave (do latim navis), termo utilizado quase sempre entre 1211 e 1428. Opõe-se-lhe o termo embarcação, aplicado a barcos de menores proporções, utilizados em percursos pequenos”. Então os NAUTAS são os navegantes, os marinheiros, e o que somos nós Irmãos, senão navegadores dessa fantástica Nau chamada de Maçonaria; que tenhamos os olhos atentos ao horizonte, braços fortes para o trabalho e pés firmes, pois tempestades fazem parte do navegar, do viver. Pompeu foi um general romano e diante dos marinheiros que temiam viajar durante as guerras, disse a celebre frase: “Navigare necesse; vivere non est necesse”. O poeta português Fernando Pessoa fez um maravilhoso texto sobre a frase, que eu dedico a todos os Maçons verdadeiramente Nautas da Arte Real.
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: “‘Navegar é preciso; viver não é preciso’. Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar como eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo. Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade. É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.”
 Ir.’. Quirino
Presidente Roosevelt • GLMMG • Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário