terça-feira, 24 de junho de 2014

VIVA SÃO JOÃO!

E em comemoração pelo Dia de São João, nosso padroeiro, no último sábado (21) a Loja São José realizou sua festa junina, e aproveitando a ocasião, também foram celebrados os aniversariantes do trimestre.
Irmãos, cunhadas, sobrinhos e convidados, se confraternizaram em uma noite agradabilíssima onde só quem perdeu foi quem não apareceu.

 






















A MAÇONARIA DE SÃO JOÃO

A Maçonaria tem como Patronos os Santos: São João Batista, cujo dia se comemora em 24 de junho, mesma data em que a G.: L.: da Inglaterra foi fundada no ano de 1717 e São João Evangelista que é comemorado no dia 27 de dezembro. Sendo que estas datas coincidem com os dois solstícios anuais. Sob uma visão simbólica, os dois encontram-se num momento de transição, com o fim de um grande ano cósmico e o começo de um novo, que marca o nascimento de Jesus: um anuncia a sua vinda e o outro propaga a sua palavra (CASTELLANI, 200-?).

SÃO JOÃO BATISTA

São João Batista, também dito "o Precursor", era filho de Isabel, prima da Virgem Maria e, primo de Jesus. Ele ganhou o epíteto de "batista" porque, no rio Jordão, "batizava" as pessoas, derramando-lhes água sobre as cabeças, assim limpando-os espiritualmente - batismo significa banho (PINTO, 200-?).

Ele dizia que era: “A voz que clama no deserto: aplainai o caminho do Senhor” esta mesma citação aparece em: Isaias, 40,3; Mateus, 3,3; Marcos, 1,3; Lucas, 3,4 e João, 1,23 (BIBLIA, 1981; BIBLIA, 1982).

Nosso Patrono São João Batista em sua fala: “Sou a voz que clama no deserto: aplanai os caminhos do Senhor” nos remete a filosofia Maçônica de ser J.: e P.: devemos ser esta “voz” que clama no mundo P.: e que aplaina o caminho do Senhor, e para praticá-la é simples, basta demonstrar pelo “EXEMPLO”, como nos diz o senso comum “ Um gesto fala mais que mil palavras” e de nada adianta falar se não a praticarmos. Também Gandhi nos disse: “A felicidade é quando o que pensamos, o que falamos e como agimos estão em harmonia”.

sábado, 21 de junho de 2014

O BRASÃO DA ORDEM DEMOLAY E SEU SIGNIFICADO

1 – A COROA simboliza a Coroa da Juventude, nos lembra contentemente nossas obrigações e os sete preceitos da  Ordem.
2 – OS NOVE RUBIS E UMA PÉROLA, honram o fundador e os nove jovens que participaram da formação da Ordem Demolay, Frank S. Land, Louis Lower, Ivan Bentley, Clyde Stream, Gorman McBride, Edmund Marshall, Ralph Sewlle e Elmer Dorsey. No começo se tinha uma pérola para cada componente mater vivo e um rubi para um  falecido, hoje o brasão possui só uma pérola, que é o Ir.’. Jerome Jacobson o único vivo.
3 – O ELMO, simboliza o cavalheirismo, sem o qual não é possível mostrar a delicadeza do caráter.
4 - A LUA quarto-crescente é um sinal de segredo e lembra ao Demolay o seu dever de nunca revelar segredos da Ordem ou trair uma confidência de um amigo ou irmão.
5 – A CRUZ DE CINCO BRAÇOS simboliza a pureza de intenção. Lembrando o lema:
“Nenhum Demolay falhará como cidadão, como líder, como homem.”
6 – AS ESPADAS CRUZADAS denotam justiça, retidão e piedade. Simboliza nossa luta contra a arrogância, tirania e intolerância.

7 - AS ESTRELAS RODEANDO A LUA simbolizam os desejos e deveres de irmandade entre os membros da Ordem.

8 - A COR AMARELA predominante, significa a luz.

9 - A COR VERMELHA significa força, energia e coragem.

10 – A COR AZUL está para equilibrar o vermelho, formando o homem perfeito.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

CAMPANHA EM PROL DOS DESABRIGADOS


O Grande Secretário de Educação e Cultura da GLERN, Ir.'. Kleber Cavalcanti, informa que amanhã (16/06), das 8:00 às 11:30 da manhã,  haverá um plantão na sede da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Norte, na Rua Antomar de Brito Freitas nº3668, Bairro de Candelária, para arrecadação de roupas, lençóis e produtos de higiene pessoal para os desabrigados vítimas das chuvas recentes em Natal.
Essa é uma campanha promovida pela Loja Cavaleiros Demolay, mas que merece o apoio da Maçonaria potiguar independente da potência.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

2ª SEMANA MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS

Na última segunda-feira teve início a "segunda semana municipal de políticas sobre drogas" de São José de Mipibu.
A solenidade de abertura ocorreu no espaço de eventos da Loja São José nº14 e contou com a presença de autoridades de vários segmentos voltados para a referida temática.
Durante toda a semana serão realizadas palestras em escolas do município e na própria Loja Maçônica sobre a temática envolvida.




sábado, 7 de junho de 2014

"O CANDELABRO" ESTÁ DE VOLTA



Na última semana tivemos a grata satisfação em ver novamente ativo "O Candelabro", informativo da GLERN  que visa difundir o conhecimento maçônico, as notícias sociais e os projetos de nossa instituição.
Segundo os editores do informativo "o periódico serve de instrumento para levar aos Irmãos maçons as notícias sobre o conjunto de acontecimentos que envolvem a Grande Loja e todas as Lojas Jurisdicionadas".
Essa iniciativa faz parte das mudanças que a nova diretoria presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre Roberto di Sena tem se empenhado em fazer, procurando tornar ainda mais eficiente, do ponto de vista administrativo, a nossa Grande Loja.
Diante do exposto, só nos resta parabenizar à toda a diretoria da GLERN, em especial ao Sereníssimo Grão-Mestre Roberto Di Sena e aos Irmãos Amadeu Ferreira e Kleber Cavalcanti, Grande Secretário de Comunicação Social e Grande Secretário de Educação e Cultura, respectivamente, por serem os responsáveis pelo retorno do periódico.

Edison Teixeira
M.'.M.'., Sec.'. da Loja São José e Editor deste Blog